Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53251

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorALMEIDA, Fernando Gabriel Bezerra de-
dc.date.accessioned2023-10-26T13:53:41Z-
dc.date.available2023-10-26T13:53:41Z-
dc.date.issued2023-09-07-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Fernando Gabriel Bezerra de. Sequência didática investigativa abordando a temática nanotecnologia. 2023. Trabalho de conclusão de curso(LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53251-
dc.description.abstractEste trabalho centra-se na atividade de divulgação científica, para explorar a contextualização entre a nanotecnologia e as suas diversas aplicações. O objetivo geral foi investigar o uso da divulgação científica relacionando-a à nanotecnologia para abordagem da química em uma escola pública do agreste pernambucano. A metodologia partiu da divulgação científica oportunizada por uma oficina que dialoga com a nanotecnologia. O processo desta divulgação científica reestruturou com a contextualização da nanotecnologia a partir de aulas regências/oficina pedagógica e leitura/discussão/socialização de textos científicos com o público-alvo. Em seguida, objetivando conhecer as concepções prévias dos discentes, utilizou-se um questionário semiestruturado. Em seguida, foram abordados rótulos de produtos cosméticos com ênfase na composição/função dos bioativos de nanocápsulas. Utilizou-se, então, informações trabalhadas nas diversas fases desta atividade como subsídio a fim de que os discentes criassem folders para socialização dos conhecimentos abordados em sala de aula. Observou-se, assim, um protagonismo a partir desta ação, visto que ela instigou os discentes a pesquisarem e expressarem o conhecimento nos diversos materiais didáticos apresentados em sala de aula e divulgados nas suas redes sociais. Dessa maneira, foi uma oportunidade para eles apropriarem-se de potencialidades associadas à nanotecnologia como também de compartilharem com a comunidade escolar. Esse projeto não apenas demonstrou a importância da divulgação científica, mas também incentivou os alunos a se tornarem mais críticos/reflexivos em relação aos produtos que usam diariamente, promovendo assim um melhor senso científico na sociedade.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectFolderpt_BR
dc.titleSequência didática investigativa abordando a temática nanotecnologia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThis academic work centers on science outreach activities to explore the contextualization of nanotechnology and its various applications. The primary objective was to investigate the use of science outreach and relate it to nanotechnology to approach chemical science within the scope of a public school in Pernambucan agreste region. The methodology came from science outreach provided by a school workshop that dialogues with nanotechnology. The process of this science outreach commenced with the contextualization of the theme within the scope of student teaching and reading/discussion/socialization of scientific texts with the target audience. Subsequently, aiming to understand the students’ previous conceptions, a semi-structured questionnaire was used. Next, labels of cosmetic products were discussed with an emphasis on the composition/function of nanocapsule bioactives. Information worked on in the different phases of this activity was then used as support so that students could create informational pamphlets to covered knowledge socialization in the classroom. Thus, an active engagement was observed in this initiative, as it motivated students to research and express their knowledge through the diverse educational materials presented in the classroom and published on their social media platforms. Consequently, it was an opportunity for them to take advantage of the potentialities associated with nanotechnology as well as share it with the school community. This project not only demonstrated the importance of science outreach, but also encouraged students to become more critical/reflective in relation to the products they use daily, thus promoting enhanced scientific literacy in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FERNANDO GABRIEL BEZERRA DE ALMEIDA.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons