Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53251

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática investigativa abordando a temática nanotecnologia.
Autor(es): ALMEIDA, Fernando Gabriel Bezerra de
Palavras-chave: Nanotecnologia; Cosméticos; Divulgação científica; Folder
Data do documento: 7-Set-2023
Citação: ALMEIDA, Fernando Gabriel Bezerra de. Sequência didática investigativa abordando a temática nanotecnologia. 2023. Trabalho de conclusão de curso(LICENCIATURA EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho centra-se na atividade de divulgação científica, para explorar a contextualização entre a nanotecnologia e as suas diversas aplicações. O objetivo geral foi investigar o uso da divulgação científica relacionando-a à nanotecnologia para abordagem da química em uma escola pública do agreste pernambucano. A metodologia partiu da divulgação científica oportunizada por uma oficina que dialoga com a nanotecnologia. O processo desta divulgação científica reestruturou com a contextualização da nanotecnologia a partir de aulas regências/oficina pedagógica e leitura/discussão/socialização de textos científicos com o público-alvo. Em seguida, objetivando conhecer as concepções prévias dos discentes, utilizou-se um questionário semiestruturado. Em seguida, foram abordados rótulos de produtos cosméticos com ênfase na composição/função dos bioativos de nanocápsulas. Utilizou-se, então, informações trabalhadas nas diversas fases desta atividade como subsídio a fim de que os discentes criassem folders para socialização dos conhecimentos abordados em sala de aula. Observou-se, assim, um protagonismo a partir desta ação, visto que ela instigou os discentes a pesquisarem e expressarem o conhecimento nos diversos materiais didáticos apresentados em sala de aula e divulgados nas suas redes sociais. Dessa maneira, foi uma oportunidade para eles apropriarem-se de potencialidades associadas à nanotecnologia como também de compartilharem com a comunidade escolar. Esse projeto não apenas demonstrou a importância da divulgação científica, mas também incentivou os alunos a se tornarem mais críticos/reflexivos em relação aos produtos que usam diariamente, promovendo assim um melhor senso científico na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53251
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FERNANDO GABRIEL BEZERRA DE ALMEIDA.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons