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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53254

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Title: Abordagem baseada em problema como estratégia orientadora de ações reflexivas para o ensino de reações químicas.
Authors: SOUSA, Alissia Suelen da Silva
Keywords: Ensino de química; Resolução de problema; Taxonomia de Bloom; Perspectiva de Johnstone; Reações químicas
Issue Date: 6-Oct-2023
Citation: SOUSA, Alissia Suelen da Silva. Abordagem baseada em problema como estratégia orientadora de ações reflexivas para o ensino de reações químicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo observar como uma abordagem de resolução de problemas incorporada na prática reflexiva ajudou estudantes do Ensino Médio a aprender sobre reações químicos e a desenvolver habilidades investigativas. O estudo envolveu 13 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio que participavam do itinerário formativo “Eu, Cientista” em uma escola pública do Agreste de Pernambuco por meio de uma atividade de aprendizagem baseada em resolução de problema (RP). A importância de empregar situações do mundo real como ferramenta de aprendizagem é enfatizada na RP. RP é uma metodologia centrada no aluno que transforma os alunos de consumidores passivos de conhecimento em solucionadores ativos de problemas. Além disso, o emprego de uma abordagem baseada em RP pode promover a aprendizagem centrada no aluno, na qual os alunos colaboram em pequenos grupos para resolver um único problema ou um conjunto de questões interligadas, sendo os alunos incentivados a realizar a sua própria investigação. Assim, a questão problema da pesquisa se justifica se os alunos do Ensino Médio têm problemas para vincular a teoria em sala de aula com a prática em seu cotidiano e como essa prática pode contribuir para uma aprendizagem ativa. Os alunos completaram uma atividade da RP usando uma abordagem investigativa para atingir os objetivos. Além disso, foram aplicados questionários antes e depois da atividade da RP, com dados analisados segundo o ponto de vista de Jonstone e a taxonomia de Bloom. Os resultados indicam que os alunos participantes do estudo conseguiram conectar a teoria à prática, e que tanto a RP por meio de investigação quanto a reflexão sobre as escolhas ajudaram na compreensão do conteúdo de Reações Químicas. Apontam também, para o desenvolvimento de habilidades descritas na taxonomia de Bloom e pertinentes ao esperado em uma aprendizagem ativa. Uma vez que foi observado não apenas o aprendizado conceitual, mas também a multiplicidade de linguagem química em se pensar o problema, buscar soluções e explica-las utilizando os níveis de conhecimento macroscópico, submicrosópico e em menor extensão o simbólico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53254
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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