Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53261

Compartilhe esta página

Título: As metodologias ativas no ambiente escolar: perspectivas teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas acadêmicas brasileiras.
Autor(es): SANTANA, Josefa Renata Lira de
Palavras-chave: Metodologias ativas; Prática docente; Ambiente escolar
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: SANTANA, Josefa Renata Lira de. As metodologias ativas no ambiente escolar: Perspectivas teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas acadêmicas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O estudo bibliográfico foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia e objetivou investigar as concepções teóricas e práticas apresentadas nas pesquisas educacionais sobre as metodologias ativas no Brasil. Para construção do corpus de análise realizamos levantamento de produções científicas na Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em educação - ANPED, tomando como base o GT didática da 38º, 39º e 40ª edição. E, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, utilizando “metodologias ativas”, “perspectivas teóricas”, “perspectivas práticas”, e, “ambiente educacional” como palavras-chave. Foram consideradas publicações de 2017 a 2022 com a presença do termo “metodologias ativas” no título e/ou no assunto, dissertações sobre educação, e, escrita em português. As pesquisas e ideias apresentadas estão organizadas em três categorias temáticas: metodologias ativas e a perspectiva tecnicista; metodologias ativas e perspectiva crítica; Docente como mediador, estudante como protagonista. A partir dos resultados da pesquisa, concebemos a importância das metodologias ativas para exercício de uma educação que enxerga o aluno em sua totalidade, considerando o contexto, especificidades, necessidades e potencialidades. Para tanto, se faz necessário que o profissional docente busque compreender seu papel na educação, bem como as possibilidades de metodologias para o exercício de sua prática, e, seus fundamentos teóricos metodológicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53261
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Josefa Renata Lira de Santana.pdf752,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons