Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53279

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARAES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorBARBOSA, Maryenne Souza Silvestre-
dc.date.accessioned2023-10-27T01:06:16Z-
dc.date.available2023-10-27T01:06:16Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maryenne Souza Silvestre. Práticas laboratoriais em Química no Ensino Superior: um estudo sobre a autonomia dos discentes em diferentes modalidade de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53279-
dc.description.abstractA Química desempenha um papel crucial em diversas áreas do conhecimento, exigindo um ensino que promova a compreensão e a autonomia dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar como as aulas práticas de laboratório em Química, nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial, contribuem para a autonomia dos discentes no ensino superior. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo 15 estudantes e 2 professores do curso de Química de uma universidade pública no agreste pernambucano. Para coleta de dados foram conduzidas entrevistas com os professores e aplicados questionários aos alunos. Os resultados revelaram que as práticas laboratoriais em Química no ensino superior passaram por transformações significativas devido à adoção das diferentes modalidades de ensino. No ensino remoto, a falta de acesso a laboratórios físicos e a impossibilidade de realizar experimentos presenciais limitaram a vivência prática dos estudantes. No entanto, o ensino remoto também permitiu o uso de simulações virtuais e atividades experimentais adaptadas, que contribuíram para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. No ensino híbrido, a combinação de momentos presenciais e remotos ofereceu uma oportunidade de equilibrar a vivência prática e a autonomia dos estudantes. Independentemente da modalidade de ensino adotada, a autonomia dos discentes em práticas laboratoriais em Química é influenciada também por outros fatores, como a estrutura curricular e a qualidade do material didático. É essencial fornecer uma sequência lógica de atividades e recursos instrucionais adequados para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades práticas. Em suma, este estudo ressalta a importância de promover a autonomia dos estudantes no ensino de práticas laboratoriais em Química. As diferentes modalidades de ensino apresentam desafios e oportunidades distintas, e é fundamental considerar aspectos como o acesso a laboratórios e o suporte adequado para orientar os alunos em suas práticas experimentais.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectModalidades de ensinopt_BR
dc.subjectPráticas laboratoriaispt_BR
dc.titlePráticas laboratoriais em química no ensino superior: um estudo sobre a autonomia dos discentes em diferentes modalidades de ensino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANCHEZ, Lizeth Carolina Mojica-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6992596283110887pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxChemistry plays a crucial role in various fields of knowledge, demanding an education that promotes students' understanding and autonomy. This study aimed to analyze how practical laboratory classes in Chemistry, in the modes of remote, hybrid, and in-person teaching, contribute to the autonomy of students in higher education. The research adopted a qualitative approach, involving 15 students and 2 teachers from the Chemistry course at a public university in the rural region of Pernambuco. Data collection involved interviews with teachers and questionnaires administered to students. The results revealed that laboratory practices in Chemistry in higher education underwent significant transformations due to the adoption of different teaching modes. In remote teaching, the lack of access to physical laboratories and the impossibility of conducting in-person experiments limited students' practical experience. However, remote teaching also allowed the use of virtual simulations and adapted experimental activities, which contributed to the development of students' autonomy. In hybrid teaching, the combination of in-person and remote moments provided an opportunity to balance practical experience and students' autonomy. Regardless of the teaching mode adopted, students' autonomy in laboratory practices in Chemistry is also influenced by other factors such as the curriculum structure and the quality of instructional materials. It is essential to provide a logical sequence of activities and appropriate instructional resources to assist students in developing their practical skills. In summary, this study highlights the importance of promoting students' autonomy in the teaching of laboratory practices in Chemistry. Different teaching modes present distinct challenges and opportunities, and it is crucial to consider aspects such as access to laboratories and adequate support to guide students in their experimental practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1596181579750240pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maryenne Barbosa - TCC Final.pdfMaryenne Barbosa - TCC Final622,72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons