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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53279

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Título: Práticas laboratoriais em química no ensino superior: um estudo sobre a autonomia dos discentes em diferentes modalidades de ensino.
Autor(es): BARBOSA, Maryenne Souza Silvestre
Palavras-chave: Autonomia; Modalidades de ensino; Práticas laboratoriais
Data do documento: 3-Out-2023
Citação: BARBOSA, Maryenne Souza Silvestre. Práticas laboratoriais em Química no Ensino Superior: um estudo sobre a autonomia dos discentes em diferentes modalidade de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A Química desempenha um papel crucial em diversas áreas do conhecimento, exigindo um ensino que promova a compreensão e a autonomia dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar como as aulas práticas de laboratório em Química, nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial, contribuem para a autonomia dos discentes no ensino superior. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo 15 estudantes e 2 professores do curso de Química de uma universidade pública no agreste pernambucano. Para coleta de dados foram conduzidas entrevistas com os professores e aplicados questionários aos alunos. Os resultados revelaram que as práticas laboratoriais em Química no ensino superior passaram por transformações significativas devido à adoção das diferentes modalidades de ensino. No ensino remoto, a falta de acesso a laboratórios físicos e a impossibilidade de realizar experimentos presenciais limitaram a vivência prática dos estudantes. No entanto, o ensino remoto também permitiu o uso de simulações virtuais e atividades experimentais adaptadas, que contribuíram para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. No ensino híbrido, a combinação de momentos presenciais e remotos ofereceu uma oportunidade de equilibrar a vivência prática e a autonomia dos estudantes. Independentemente da modalidade de ensino adotada, a autonomia dos discentes em práticas laboratoriais em Química é influenciada também por outros fatores, como a estrutura curricular e a qualidade do material didático. É essencial fornecer uma sequência lógica de atividades e recursos instrucionais adequados para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades práticas. Em suma, este estudo ressalta a importância de promover a autonomia dos estudantes no ensino de práticas laboratoriais em Química. As diferentes modalidades de ensino apresentam desafios e oportunidades distintas, e é fundamental considerar aspectos como o acesso a laboratórios e o suporte adequado para orientar os alunos em suas práticas experimentais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53279
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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