Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53280

Comparte esta pagina

Título : Coordenação pedagógica e a formação continuada de professores.
Autor : ALMEIDA, Adilma Larissa de
Palabras clave : Formação continuada; Coordenador pedagógico; Prática docente
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : ALMEIDA, Adilma. Coordenação pedagógica e a formação continuada de professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : O presente trabalho se inscreve no campo das discussões sobre formação docente e tem como principal objetivo analisar como o trabalho do coordenador pedagógico enquanto formador pode contribuir na formação continuada de professores. A pesquisa fundamentou-se em dois eixos teóricos: o papel do coordenador pedagógico como formador, com base em autores como Santana (2011), Franco (2008), Girardelo (2018), Almeida (2009) e Lima e Santos (2007); e a formação continuada, apoiado em Imbernón (2001), Colares e Rocha (2016), Nóvoa (1995) e Pimenta (2002). No percurso metodológico utilizou-se de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, que ocorreu através da participação de dois coordenadores. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977). Dessa forma, a partir dos dados coletados durante a pesquisa, fica evidente que devido às constantes mudanças que ocorrem na sociedade, é fundamental para os professores a participação nas formações continuadas, sendo essas pautadas na reflexão da prática pedagógica. Ainda, a participação do coordenador pedagógico é essencial no processo de transformação e adaptação das práticas escolares às situações do cotidiano, fazendo com que o processo ensino-aprendizagem possa trazer mudanças para toda a comunidade escolar. Ao final desse estudo, percebeu-se que desenvolvimento, inovação e criatividade são palavras essenciais para o profissional em educação atuar perante a realidade a qual está inserido.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53280
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Adilma Larissa de Almeida.pdf222,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons