Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53301
Compartilhe esta página
Título: | O uso da gamificação na formação inicial de professores de química do estado de Pernambuco. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Ellyzanne Mychellynne Silva de |
Palavras-chave: | Química; Ensino; Gamificação |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Citação: | OLIVEIRA,Ellyzanne Mychellynne Silva de Oliveira. O uso da gamificação na formação inicial de professores de quimica do estado de Pernambuco.2023. Química licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O ensino de química ajuda a introduzir e a explorar informações sobre fenômenos naturais e artificiais que fazem parte do cotidiano do aluno, explorar esses aspectos ajuda a favorecer a (re)construção e a ampliação de novos saberes, além de instigar a concepção da identidade científica. No entanto, o processo de ensino aprendizagem é considerado, por muitos, como complexo. Nos processos educativos, a gamificação merece destaque, sobretudo, por ampliar a motivação além de direcionar o sujeito na resolução de problemas, promovendo a aprendizagem. Mais recentemente, a gamificação passou a ser vista como uma estratégia de ensino e aprendizado para uma geração que já se encontra imersa no universo dos games. Essa pesquisa teve como objetivo refletir sobre o uso da gamificação na formação inicial de professores de química do estado de Pernambuco. Sobre a natureza desta pesquisa, optou-se pela pesquisa básica, exploratória de viés qualitativo. Sendo convidados para participar de forma voluntária professores de química em formação inicial das Universidades Federais e Institutos Federais do estado de Pernambuco. Em fundamentação aos dados levados foi possivel observar que existe uma pouco uso da gamificação em sala de aula. Durante a formação inicial de docentes de química poucos são aquels que participaram de aulas que trazem o conceito de gamificação e que desafia o aluno a criar jogos para a demonstração de conteúdo em sala de aula. Ainda faz necessário repensar que professores não tem sido formados para atuar na perspectivas das metodologias ativas, pois estas não são exploradas por professores formadores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53301 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ellyzanne Mychellynne Silva de Oliveira.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons