Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53306
Compartilhe esta página
Título: | Instituições de ensino superior e crescimento econômico dos estados do Nordeste Brasileiro: investigando a relação entre 2003-2019. |
Autor(es): | SANTOS, David Alves dos |
Palavras-chave: | Instituições de Ensino Superior; Crescimento Econômico; Nordeste Brasileiro |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | SANTOS, David Alves dos. Instituições de Ensino superior e crescimento econômcio dos estados do nordeste brasileiro: investigando a relação entre 2003-2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este estudo investigou a expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) na Região Nordeste do Brasil e sua relação com o crescimento econômico dos estados da mesma região durante o período de 2003 a 2019. O objetivo principal foi coletar e analisar dados relacionados à educação superior e ao PIB per capita na região, empregando uma análise econométrica em um modelo de regressão de dados em painel. A pesquisa explorou a influência das IES no crescimento econômico regional, respondendo à seguinte pergunta: existe uma associação entre o aumento do acesso ao ensino superior pelos nordestinos e as variações no crescimento econômico observadas na Região Nordeste ao longo das últimas duas décadas? Os resultados revelaram que, embora não tenha sido identificada uma relação estatisticamente significativa entre o número de instituições de ensino superior e o PIB per capita durante o período analisado, houve uma relação notável e positiva entre o número de matrículas nas IES e o PIB per capita. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53306 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC David Alves dos Santos.pdf | 503,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons