Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336
Compartilhe esta página
Título: | A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular. |
Autor(es): | SILVA, Maria Tayna Margarida da |
Palavras-chave: | Formação Continuada; Educação Especial; Ensino regular; Educação Inclusiva |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Maria Tayna Margarida da. A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Diante do crescente número de matrículas dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação nas escolas brasileiras nos últimos anos, este estudo objetiva compreender como acontece a formação continuada dos professores que atuam em sala do ensino regular com o público-alvo da Educação Especial dentro da rede de ensino no município de Bonito-PE. Contamos com suporte teórico Furtado (2017), Santos (2010), Pimenta (1996) e Veiga (2008) para entender as perspectivas e abordagens sobre a temática de formação continuada. Apresentamos legislações e políticas nacionais voltadas para a Educação Inclusiva juntamente com Glat e Blanco (2007) e Sánchez (2007). Esta pesquisa é qualitativa segundo Minayo (2007), a análise dos dados foi realizada segundo a abordagem teórico-metodológica de Bardin (2016). A partir de entrevistas semiestruturadas refletimos sobre a ausência de formações continuadas no campo da Educação Especial na rede de ensino, os fatores que limitam o corpo docente a buscarem especializações na área, refletimos sobre as contribuições que as formações na perspectiva inclusiva trazem para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas escolas regulares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Tayna Margarida da Silva.pdf | 366,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons