Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360
Compartilhe esta página
Título: | Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos : a influência do clima |
Autor(es): | NASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do |
Palavras-chave: | Inteligência computacional; Análise fatorial |
Data do documento: | 25-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | NASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do. Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos: a influência do clima. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta tese tem como benefício aplicar, de forma pioneira, os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Para isso, foram realizadas 5 etapas: I) identificou a utilização e influência do WhatsApp na educação; II) explicou o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na educação; III) demonstrou a confiabilidade e validade sobre os principais instrumentos de medição da psicometria; IV) relatou os meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos e V) diagnosticou o clima nos grupos e sua influência nas atividades acadêmicas. A formulação dessas etapas contemplou 192 bibliografias. Também, foi realizado um estudo de caso em 9 instituições de ensino superior no município de Caruaru-PE, sendo 3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares semipresenciais. Além disso, foram aplicados 2.401 questionários, sendo 34% alocados nas instituições públicas, 33% nas particulares presenciais e 33% nas semipresenciais. Em seguida, os dados foram tabulados e submetidos a um processo estatístico, no qual incluiu adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para realizar análise fatorial, análise fatorial e componente principal, consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados expuseram e ratificaram as existências dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e ambiente acadêmico nos grupos. Além de mensurar suas influências nos comportamentos. Neste contexto, foi possível diagnosticá-los, principalmente, nas atividades acadêmicas. De modo geral, esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Portanto, há um amplo caminho que pode ser explorado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Emanuel Rodrigues do Nascimento.pdf Item embargado até 2025-10-21 | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons