Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53383

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARAES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorMELO, Marcelo Flavio Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-10-31T23:43:34Z-
dc.date.available2023-10-31T23:43:34Z-
dc.date.issued2023-10-07-
dc.date.submitted2023-11-30-
dc.identifier.citationMELO, Marcelo Flavio Albuquerque. Análise do processo de divulgação científica de conceitos químicos na rede social Instagram e sua implicação no ensino de Química. 2023. Trabalho de conclusão do curso de Química - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53383-
dc.description.abstractO processo de divulgação científica vem sofrendo uma série de modificações e avanços, principalmente com o advento da era técnico-científica-informacional, além dos avanços da tecnologia e da internet. Isso fez com que as pessoas migrassem dos livros para o meio digital, além do surgimento de uma série de plataformas virtuais que deram espaço ao processo de transmitir conhecimentos científicos. As redes sociais (Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, entre outras) têm sido um espaço conquistado para esse processo de divulgação, visto que se tornaram fonte de divulgação de informação em massa, de forma eficiente, pelo alto fluxo de pessoas que navegam por elas diariamente. O Instagram ganha destaque por ser uma das redes sociais mais utilizadas atualmente. Dessa forma, esse trabalho se propôs a analisar como está sendo realizada a divulgação científica no Instagram por meio de 10 postagens. Partindo, assim, da premissa que a rede social é um local em que pode ser divulgado todo o tipo de informação, e que não passa por uma revisão mais criteriosa como acontece por outros meios de divulgação mais formais. E, para compreender, nesse contexto, se a plataforma está sendo utilizada de maneira eficiente e com segurança para divulgar conceitos e conteúdos referentes à química. Por meio das análises, foi observado que existem uma série de estratégias que são utilizadas para realização delas, dependendo do público-alvo escolhido pelo autor das postagens. Além de que existe um crescimento exponencial na quantidade de páginas focadas em conhecimentos científicos e acredita-se que a tendencia será de que cada vez mais surjam mais conteúdos relacionados, visto que muitos professores e cientistas tem visto o potencial das redes sociais.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleAnálise do processo de divulgação científica de conceitos químicos no Instagram e sua implicação no ensino de Química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe scientific dissemination process has undergone a series of modifications and advances, mainly with the advent of the technical-scientific-informational era, in addition to advances in technology and the internet. This caused people to migrate from books to the digital medium, in addition to the emergence of a series of virtual platforms that gave space to the process of transmitting scientific knowledge. Social networks (Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, among others) have been a space conquered for this dissemination process, as they have become a source of mass dissemination of information, efficiently, due to the high flow of people browsing through them daily. Instagram stands out for being one of the most used social networks today. Therefore, this work set out to analyze how scientific dissemination is being carried out on Instagram through 10 posts. Starting, therefore, from the premise that the social network is a place where all types of information can be disseminated, and that it does not pass through a more careful review, as is the case with other more formal means of dissemination. And, to understand, in this context, whether the platform is being used efficiently and safely to disseminate concepts and content related to chemistry. Through the analyses, it was observed that there are a series of strategies that are used to carry them out, depending on the target audience chosen by the author of the posts. In addition, there is an exponential growth in the number of pages focused on scientific knowledge and it is believed that the trend will be for more and more related content to emerge, as many teachers and scientists have seen the potential of social networks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcelo Albuquerque - revisado.pdf919,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons