Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53383
Compartilhe esta página
Título: | Análise do processo de divulgação científica de conceitos químicos no Instagram e sua implicação no ensino de Química. |
Autor(es): | MELO, Marcelo Flavio Albuquerque |
Palavras-chave: | Divulgação científica; Redes Sociais; Instagram; Ensino de química |
Data do documento: | 7-Out-2023 |
Citação: | MELO, Marcelo Flavio Albuquerque. Análise do processo de divulgação científica de conceitos químicos na rede social Instagram e sua implicação no ensino de Química. 2023. Trabalho de conclusão do curso de Química - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O processo de divulgação científica vem sofrendo uma série de modificações e avanços, principalmente com o advento da era técnico-científica-informacional, além dos avanços da tecnologia e da internet. Isso fez com que as pessoas migrassem dos livros para o meio digital, além do surgimento de uma série de plataformas virtuais que deram espaço ao processo de transmitir conhecimentos científicos. As redes sociais (Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, entre outras) têm sido um espaço conquistado para esse processo de divulgação, visto que se tornaram fonte de divulgação de informação em massa, de forma eficiente, pelo alto fluxo de pessoas que navegam por elas diariamente. O Instagram ganha destaque por ser uma das redes sociais mais utilizadas atualmente. Dessa forma, esse trabalho se propôs a analisar como está sendo realizada a divulgação científica no Instagram por meio de 10 postagens. Partindo, assim, da premissa que a rede social é um local em que pode ser divulgado todo o tipo de informação, e que não passa por uma revisão mais criteriosa como acontece por outros meios de divulgação mais formais. E, para compreender, nesse contexto, se a plataforma está sendo utilizada de maneira eficiente e com segurança para divulgar conceitos e conteúdos referentes à química. Por meio das análises, foi observado que existem uma série de estratégias que são utilizadas para realização delas, dependendo do público-alvo escolhido pelo autor das postagens. Além de que existe um crescimento exponencial na quantidade de páginas focadas em conhecimentos científicos e acredita-se que a tendencia será de que cada vez mais surjam mais conteúdos relacionados, visto que muitos professores e cientistas tem visto o potencial das redes sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53383 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marcelo Albuquerque - revisado.pdf | 919,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons