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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53413

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Jose Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Josinaldo Jose da-
dc.date.accessioned2023-11-01T18:31:59Z-
dc.date.available2023-11-01T18:31:59Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-10-27-
dc.identifier.citationSILVA, Josinaldo José da. Pensamento algébrico: uma investigação de produções científicas no Centro Acadêmico do Agreste UFPE-CAA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53413-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo investigar como a noção de pensamento algébrico tem sido abordada em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, no Campus Agreste (UFPE-CAA). Abordamos aspectos históricos da álgebra, desde sua origem, concepções de álgebra, seu papel no ensino e o pensamento algébrico. Nosso estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, na qual realizamos um mapeamento dos TCCs do curso acerca do pensamento algébrico. Buscamos na plataforma digital da UFPE os trabalhos que apresentassem os termos “pensamento algébrico” e “raciocínio algébrico” no título, resumo ou palavras-chave, selecionando um total de sete pesquisas. A análise dos trabalhos nos mostrou que a transição de uma linguagem verbal para uma simbólica deu início ao desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da história. Os trabalhos também destacaram que o raciocínio algébrico é uma habilidade que vai além de técnicas de resolução de equações, e que a utilização de abordagens contextualizadas e resolução de problemas desde as etapas iniciais do ensino, sem a separação da Aritmética e Álgebra, são muito importantes para esse processo de construção desse pensamento. Os trabalhos de Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995), e Lins e Gimenez (1997) assim como Almeida (2016) e Almeida e Santos (2017), desempenharam um papel significativo nas pesquisas analisadas. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apareceu como um elemento importante nas diretrizes curriculares para o ensino da Álgebra.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectConcepções de Álgebrapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.titlePensamento algébrico: uma investigação de produções científicas no Centro Acadêmico do Agreste UFPE-CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1214797444293171pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to investigate how the notion of algebraic thinking has been addressed in undergraduate theses (TCC) in the Mathematics Education program at the Federal University of Pernambuco, Agreste Campus (UFPE-CAA). We explored historical aspects of algebra, from its origins to conceptions of algebra, its role in education, and algebraic thinking. Our study was conducted as a qualitative research, where we conducted a survey of theses related to algebraic thinking. We searched the UFPE digital platform for works containing the terms "algebraic thinking" and "algebraic reasoning" in the title, abstract, or keywords, selecting a total of seven studies. The analysis of these works revealed that the transition from verbal language to symbolic language marked the development of algebraic thinking throughout history. The studies also emphasized that algebraic reasoning goes beyond equation-solving techniques and that the use of contextualized approaches and problem-solving from the early stages of education, without separating Arithmetic and Algebra, is crucial for the development of this type of thinking. The works of Fiorentini, Miorim, and Miguel (1993), Usiskin (1995), Lins and Gimenez (1997), as well as Almeida (2016) and Almeida and Santos (2017), played a significant role in the analyzed research. Furthermore, the National Common Curriculum Base (BNCC) emerged as an important element in the curriculum guidelines for the teaching of algebra.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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