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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53413

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Title: Pensamento algébrico: uma investigação de produções científicas no Centro Acadêmico do Agreste UFPE-CAA.
Authors: SILVA, Josinaldo Jose da
Keywords: Álgebra; Concepções de Álgebra; Matemática; Pensamento algébrico; Trabalho de Conclusão de Curso
Issue Date: 6-Oct-2023
Citation: SILVA, Josinaldo José da. Pensamento algébrico: uma investigação de produções científicas no Centro Acadêmico do Agreste UFPE-CAA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo investigar como a noção de pensamento algébrico tem sido abordada em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, no Campus Agreste (UFPE-CAA). Abordamos aspectos históricos da álgebra, desde sua origem, concepções de álgebra, seu papel no ensino e o pensamento algébrico. Nosso estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, na qual realizamos um mapeamento dos TCCs do curso acerca do pensamento algébrico. Buscamos na plataforma digital da UFPE os trabalhos que apresentassem os termos “pensamento algébrico” e “raciocínio algébrico” no título, resumo ou palavras-chave, selecionando um total de sete pesquisas. A análise dos trabalhos nos mostrou que a transição de uma linguagem verbal para uma simbólica deu início ao desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da história. Os trabalhos também destacaram que o raciocínio algébrico é uma habilidade que vai além de técnicas de resolução de equações, e que a utilização de abordagens contextualizadas e resolução de problemas desde as etapas iniciais do ensino, sem a separação da Aritmética e Álgebra, são muito importantes para esse processo de construção desse pensamento. Os trabalhos de Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995), e Lins e Gimenez (1997) assim como Almeida (2016) e Almeida e Santos (2017), desempenharam um papel significativo nas pesquisas analisadas. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apareceu como um elemento importante nas diretrizes curriculares para o ensino da Álgebra.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53413
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

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