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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53431
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Luana Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Vanessa Ines dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-02T03:16:53Z | - |
dc.date.available | 2023-11-02T03:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vanessa Ines dos. Agrotóxico como uma temática investigativa a ser explorada: relação entre saber popular e científico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53431 | - |
dc.description.abstract | Ensinar química é sinônimo de introduzir quem aprende a uma perspectiva particular de compreensão do mundo. E desse modo, buscam-se formas de contextualizar o que está sendo produzido em sala de aula e a partir de experiências presentes nos ambientes sociais em que os alunos e as escolas estão envolvidos. Objetivando, então, tornar o processo de ensino-aprendizagem mais relevante e significativo. Desse modo, o presente trabalho tem como obejtivo geral demonstrar a importância da contextualização da temática agrotóxico no ensino de química em escolas do agreste pernambucano, através da investigação do saber popular, juntamente com as abordagens da literatura científica. Trata-se, então de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e quanto aos procedimentos é um estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Assim, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado e uma pesquisa bibliográfica em anais do Encontro Nacional do Ensino Química (ENEQ) no período de 2014 a 2020. Observamos, a partir da pesquisa, que a temática tem sido bastante explorada no meio acadêmico, contudo, ainda persiste um analfabetismo ambiental, por exemplo, na população investigada. Assim, recomenda-se cada vez mais pesquisas acerca de propostas didáticas em torno de temáticas que venham contribuir para uma formação dos estudantes considerando temas que estejam associados ao dia a dia de uma comunidade escolar, entre eles agrotóxicos. Visto que é uma possibilidade da escola chegar a família promovendo uma associação entre conhecimento popular e o conhecimento cientifico. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agrotóxicos | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | Saber popular | pt_BR |
dc.subject | contextualização | pt_BR |
dc.title | Agrotóxico como uma temática investigativa a ser explorada: Relação entre saberes popular e científico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SA, Roberto Araujo | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4366001846474452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching chemistry is synonymous with understanding the world. In this way, we are looking for ways to contextualize what is being produced in the classroom and in the social environments in which students and schools are involved. The aim is to make the teaching-learning process more relevant and meaningful. In this way, the general aim of this work is to demonstrate the importance of contextualizing the topic of pesticides in chemistry teaching in schools in the agreste region of Pernambuco, by investigating popular knowledge together with approaches from scientific literature. This is a qualitative exploratory study and the procedures are case study and bibliographical research. Thus, a semi-structured questionnaire and a bibliographic search in the annals of the National Meeting on Chemistry Teaching (ENEQ) from 2014 to 2020 were used as data collection instruments. We observed that the subject has been widely explored in academia, as environmental illiteracy, for example, still persists in the population investigated. Thus, more and more research is recommended on topics that contribute to the education of students, considering themes that are associated with the day-to-day life of a school community, including pesticides. Since it is a possibility for the school to reach the family, promoting an association between popular knowledge and scientific knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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TCC Vanessa Inês dos Santos.pdf | 949,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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