Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53444

Compartilhe esta página

Título: Processo educacional de alunos surdos nas escolas municipais de Gravatá-PE: a partir do Decreto nº 7.611 de 2011 até os dias atuais.
Autor(es): SILVA, Myllena Thais Prado da
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação especializada; Surdo; Inclusão
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: SILVA, Myllena Thais Prado da. Processo educacional de alunos surdos nas escolas municipais de Gravatá-PE: a partir do decreto nº 7.611 de 2011 até os dias atuais. 2023. 39p. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Pessoa surda é aquela que possui uma diminuição da capacidade de ouvir, uma perda auditiva, que pode ser leve, moderada ou grave. As pessoas surdas se comunicam e interagem com a sociedade através da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Atualmente, a inclusão escolar é entendida como uma prática pedagógica que envolve uma metodologia de ensino individualizada, onde se respeita as características particulares de cada aluno e proporciona-lhe oportunidades para seu desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo, observar nos marcos legislativos de Gravatá- PE de 2011 até 2021 os indícios do processo de educação dos surdos e o início da inclusão escolar, partindo da história da educação de alunos surdos e dos marcos legislativos. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender as dificuldades historicamente enfrentadas pelos alunos surdos, observar os marcos legislativos brasileiros e municipal e analisar o desenvolvimento social e educacional do aluno surdo na Escola Especial (Bilíngue) e na Escola Regular (Inclusiva) a partir de documentos bibliográficos. Como instrumentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa, como instrumento de coleta de dados: a análise histórico-evolutiva e para o tratamento: a análise documental. Diante dos dados obtidos no decorrer desta pesquisa percebemos que o município se mostra preparado para atender os alunos surdos, busca qualificar seus profissionais para melhor atender estes alunos e possui intérpretes nas escolas onde eles estão matriculados. Porém, ainda assiste um número baixo de estudantes comparado ao apresentado pelo censo demográfico do IBGE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53444
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Myllena P. - TCC.pdf818,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons