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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSA, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Kevin Wallan Pergentino-
dc.date.accessioned2023-11-06T15:01:12Z-
dc.date.available2023-11-06T15:01:12Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-01-
dc.identifier.citationSILVA, K. W. P. Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454-
dc.description.abstractA temática alimentos, como tema gerador, tende a implicar em uma possibilidade de os docentes trazerem para a sala de aula pontos chave do dia a dia dos estudantes, ou seja, temas que os possibilite a vivenciarem, de forma contextualizada, os conteúdos de Química. Dando, então, um significado para o ato de investigar e aprender. Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar a temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de Química no Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ. Tendo como coleta de dados de dez trabalho referentes aos ENEQs de 2016, 2018 e 2020. Desta forma, foram utilizados os seguintes descritores: alimentos e ensino de química; tabelas nutricionais e ensino de química; alimentos e contextualização no ensino de química; e alimentos e tabelas nutricionais. Corroborando, os resultados apontam que temas sociocientíficos têm sido fontes de pesquisas ligadas ao ensino de química como uma forma de trazer o protagonismo dos estudantes. Pois, é uma possibilidade de os docentes promoverem uma interação aluno-aluno, aluno-professor, implicando em uma aprendizagem baseada em situações comuns a comunidade escolar, a sociedade, contribuindo no seu processo de formação cidadã.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectENEQpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.titleTemática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe food theme, as a generating theme, tends to imply the possibility for teachers to bring key points from students' daily lives to the classroom, that is, themes that enable them to experience, in a contextualized way, Chemistry content. Therefore, giving meaning to the act of investigating and learning. Thus, the research aimed to investigate the topic of food as a way of contextualizing Chemistry concepts at the National Chemistry Teaching Meeting – ENEQ. Collecting data from ten works referring to the ENEQs of 2016, 2018 and 2020. In this way, the following descriptors were used: food and chemistry teaching; nutritional tables and chemistry teaching; food and contextualization in chemistry teaching; and food and nutritional tables. Corroborating, the results indicate that socio-scientific themes have been sources of research linked to chemistry teaching as a way of bringing students to protagonism. Therefore, it is a possibility for teachers to promote student-student, student-teacher interaction, implying learning based on situations common to the school community and society, contributing to their citizenship formation process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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