Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SA, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Kevin Wallan Pergentino | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T15:01:12Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T15:01:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, K. W. P. Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454 | - |
dc.description.abstract | A temática alimentos, como tema gerador, tende a implicar em uma possibilidade de os docentes trazerem para a sala de aula pontos chave do dia a dia dos estudantes, ou seja, temas que os possibilite a vivenciarem, de forma contextualizada, os conteúdos de Química. Dando, então, um significado para o ato de investigar e aprender. Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar a temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de Química no Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ. Tendo como coleta de dados de dez trabalho referentes aos ENEQs de 2016, 2018 e 2020. Desta forma, foram utilizados os seguintes descritores: alimentos e ensino de química; tabelas nutricionais e ensino de química; alimentos e contextualização no ensino de química; e alimentos e tabelas nutricionais. Corroborando, os resultados apontam que temas sociocientíficos têm sido fontes de pesquisas ligadas ao ensino de química como uma forma de trazer o protagonismo dos estudantes. Pois, é uma possibilidade de os docentes promoverem uma interação aluno-aluno, aluno-professor, implicando em uma aprendizagem baseada em situações comuns a comunidade escolar, a sociedade, contribuindo no seu processo de formação cidadã. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | ENEQ | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Alimentos | pt_BR |
dc.title | Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The food theme, as a generating theme, tends to imply the possibility for teachers to bring key points from students' daily lives to the classroom, that is, themes that enable them to experience, in a contextualized way, Chemistry content. Therefore, giving meaning to the act of investigating and learning. Thus, the research aimed to investigate the topic of food as a way of contextualizing Chemistry concepts at the National Chemistry Teaching Meeting – ENEQ. Collecting data from ten works referring to the ENEQs of 2016, 2018 and 2020. In this way, the following descriptors were used: food and chemistry teaching; nutritional tables and chemistry teaching; food and contextualization in chemistry teaching; and food and nutritional tables. Corroborating, the results indicate that socio-scientific themes have been sources of research linked to chemistry teaching as a way of bringing students to protagonism. Therefore, it is a possibility for teachers to promote student-student, student-teacher interaction, implying learning based on situations common to the school community and society, contributing to their citizenship formation process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kevin Wallan Pergentino da Silva.pdf | 435,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons