Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454
Share on
Title: | Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química. |
Authors: | SILVA, Kevin Wallan Pergentino |
Keywords: | Ensino de Química; ENEQ; Estudantes; Alimentos |
Issue Date: | 4-Oct-2023 |
Citation: | SILVA, K. W. P. Temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de química no encontro nacional de ensino de química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A temática alimentos, como tema gerador, tende a implicar em uma possibilidade de os docentes trazerem para a sala de aula pontos chave do dia a dia dos estudantes, ou seja, temas que os possibilite a vivenciarem, de forma contextualizada, os conteúdos de Química. Dando, então, um significado para o ato de investigar e aprender. Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar a temática alimentos como uma forma de contextualização de conceitos de Química no Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ. Tendo como coleta de dados de dez trabalho referentes aos ENEQs de 2016, 2018 e 2020. Desta forma, foram utilizados os seguintes descritores: alimentos e ensino de química; tabelas nutricionais e ensino de química; alimentos e contextualização no ensino de química; e alimentos e tabelas nutricionais. Corroborando, os resultados apontam que temas sociocientíficos têm sido fontes de pesquisas ligadas ao ensino de química como uma forma de trazer o protagonismo dos estudantes. Pois, é uma possibilidade de os docentes promoverem uma interação aluno-aluno, aluno-professor, implicando em uma aprendizagem baseada em situações comuns a comunidade escolar, a sociedade, contribuindo no seu processo de formação cidadã. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53454 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Kevin Wallan Pergentino da Silva.pdf | 435,83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License