Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53460
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Maria Fabiana da Silva | - |
dc.contributor.author | CINTRA, Emylli Tatiane Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T18:24:45Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T18:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | Cintra, Emylli. Políticas de assistência estudantil voltadas para estudantes - mães do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53460 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa, intitulado “Políticas de Assistência Estudantil voltadas para Estudantes-Mães dos Cursos de Graduação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE”, objetiva analisar a efetividade das políticas públicas de assistência estudantil no tocante às necessidades das estudantes-mães na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste - CAA. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de um estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como lócus a Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, na cidade de Caruaru. Os sujeitos da pesquisa são as estudantes - mães dentro dos cinco núcleos do Centro e seus respectivos cursos: Núcleo de Ciências da Vida (Bacharelado em Medicina); Núcleo de Design e Comunicação (Bacharelado em Design e Bacharelado em Comunicação Social); Núcleo de Gestão (Bacharelado em Administração e Bacharelado em Ciências Econômicas); Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ciências de Materiais e Matemática Aplicada); Núcleo de Tecnologia (Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Engenharia de Produção); e Núcleo de Formação Docente (Licenciaturas em Pedagogia, Matemática, Química, Física e Licenciatura Intercultural Indígena - que, por suas especificidades, não entrou na pesquisa). A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2004), sendo também realizado levantamento teórico sobre o tema, destacando-se Bardinter (2011), Silva (2020), Chauí (2003), Beltrame (2012). Considera-se que, é fundamental a existência e a permanência de políticas públicas que contribuam para manter as mulheres-mães na universidade pública e indica-se a necessidade da criação e divulgação de mais políticas que possam efetivar o direito destas mulheres de permanecer estudando. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.title | Políticas de assistência estudantil voltadas para estudantes - mães do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALBUQUERQUE, Fernanda | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5214155923815463 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research work, entitled “Student Assistance Policies aimed at Student-Mothers of the Undergraduate Courses of the Academic Center of Agreste at UFPE”, aims to analyze the effectiveness of public student assistance policies in relation to the needs of student-mothers at the University Federal District of Pernambuco – UFPE, Agreste Academic Center – CAA. As a methodological strategy, we chose to carry out a qualitative case study, having as its locus the Federal University of Pernambuco, Academic Center of Agreste, in the city of Caruaru. The research subjects are student mothers within the Center's five centers and their respective courses: Life Sciences Center (Bachelor of Medicine); Design and Communication Center (Bachelor of Design and Bachelor of Social Communication); Management Center (Bachelor of Business Administration and Bachelor of Economic Sciences); Interdisciplinary Center for Exact and Natural Sciences (Interdisciplinary Bachelor's Degree in Science and Technology, Materials Sciences and Applied Mathematics); Technology Center (Bachelor's degree in Civil Engineering and Bachelor's degree in Production Engineering); and Teacher Training Center (Degrees in Pedagogy, Mathematics, Chemistry, Physics and Indigenous Intercultural Degree - which, due to its specificities, was not included in the research). Data collection was carried out through the application of an online questionnaire with open and closed questions. Data analysis took place based on Content Analysis, from the perspective of Bardin (2004), and a theoretical survey was also carried out on the topic, highlighting Bardinter (2011), Silva (2020), Chauí (2003), Beltrame (2012 ). It is considered that the existence and permanence of public policies that contribute to keeping women mothers in public universities is fundamental and the need to create and disseminate more policies that can implement these women's right to continue studying is indicated. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EMYLLI CINTRA(1).pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons