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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53460
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Título: | Políticas de assistência estudantil voltadas para estudantes - mães do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. |
Autor(es): | CINTRA, Emylli Tatiane Cordeiro |
Palavras-chave: | Maternidade; Universidade; Assistência estudantil |
Data do documento: | 9-Out-2023 |
Citação: | Cintra, Emylli. Políticas de assistência estudantil voltadas para estudantes - mães do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho de pesquisa, intitulado “Políticas de Assistência Estudantil voltadas para Estudantes-Mães dos Cursos de Graduação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE”, objetiva analisar a efetividade das políticas públicas de assistência estudantil no tocante às necessidades das estudantes-mães na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste - CAA. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de um estudo de caso de cunho qualitativo, tendo como lócus a Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, na cidade de Caruaru. Os sujeitos da pesquisa são as estudantes - mães dentro dos cinco núcleos do Centro e seus respectivos cursos: Núcleo de Ciências da Vida (Bacharelado em Medicina); Núcleo de Design e Comunicação (Bacharelado em Design e Bacharelado em Comunicação Social); Núcleo de Gestão (Bacharelado em Administração e Bacharelado em Ciências Econômicas); Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ciências de Materiais e Matemática Aplicada); Núcleo de Tecnologia (Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Engenharia de Produção); e Núcleo de Formação Docente (Licenciaturas em Pedagogia, Matemática, Química, Física e Licenciatura Intercultural Indígena - que, por suas especificidades, não entrou na pesquisa). A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2004), sendo também realizado levantamento teórico sobre o tema, destacando-se Bardinter (2011), Silva (2020), Chauí (2003), Beltrame (2012). Considera-se que, é fundamental a existência e a permanência de políticas públicas que contribuam para manter as mulheres-mães na universidade pública e indica-se a necessidade da criação e divulgação de mais políticas que possam efetivar o direito destas mulheres de permanecer estudando. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53460 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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