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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53462
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | COSTA, Maria Fabiana da Silva | - |
dc.contributor.author | TENORIO, Thais de Sa | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T18:44:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T18:44:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-05 | - |
dc.identifier.citation | TENÓRIO, Thais de Sá. Novo ensino médio para a área de ciências da natureza e suas tecnologias: implementação em Escolas de Referência em Ensino Médio do município de Garanhuns/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53462 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa emerge de inquietações acerca dos processos de implementação do Novo Ensino, resultado da Reforma do Ensino Médio, que implicou na alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pormeio da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diante da elaboração da nossa problemática, objetivou-se analisar as implicações da implementação do Novo Ensino Médio para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no municípiode Garanhuns/PE. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de estudo de caso qualitativo, tendo como lócus, escolas de referência do Agreste Pernambucano, localizadas na cidade de Garanhuns. Os sujeitos da pesquisa foram 9 professores, 3 gestores e 2 educadores de apoio das escolas pesquisadas.A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários com professores, gestores e educadores de apoio e da seleção de documentos oficiais relacionados ao objeto estudado. Para análise dos dados coletados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como aporte teórico: Costa (2020), Silva (2021), Costa (2022), Silva (2018) e Antunes (2020), pois apresentavam, para alémde uma análise da política, uma análise histórica do contexto educacional a nível nacional e estadual. Assim, foi possível observar que a implementação do Novo Ensino Médio em Garanhuns/PE já apresenta impactos significativos para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo como resultados um grande apontamento para a redução de carga horária marcadamente negativa, um consequente aligeiramento do processo formativo dos estudantes, a falta de estrutura e de recursos humanos das instituições, tendo em vista a carência de docentes dessa área na região, e a falta de orientações e formações continuadas, que inviabilizam a implementação. | pt_BR |
dc.format.extent | 81p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Implementação do Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Natureza e suas Tecnologias | pt_BR |
dc.title | Novo ensino médio para a área de ciências da natureza e suas tecnologias: implementação em Escolas de Referência em Ensino Médio do município de Garanhuns/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9356019015228988 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5214155923815463 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A present research arises from concerns about the implementation processes of the New Education, a result of the High School Education Reform, which involved changes to the National Education Guidelines and Bases Law (LDB) through Law 13.415, dated February 16, 2017. In addressing our research problem, the objective was to analyze the implications of the implementation of the New High School for the area of Natural Sciences and their Technologies in the municipality of Garanhuns/PE. As a methodological strategy, we opted for a qualitative case study, with the focus on reference schools in the Agreste Pernambucano, located in the city of Garanhuns. The research subjects were 9 teachers, 3 managers, and 2 support educators from the researched schools. Data collection was carried out through questionnaires with teachers, managers, and support educators from the selected schools, and the selection of official documents related to the studied object. Therefore, the analysis of the collected data will be carried out through Bardin's (2011) content analysis. We used the theoretical contributions of Costa (2020), Silva (2021), Costa (2022), Silva (2018), and Antunes (2020) because they provided, in addition to a policy analysis, a historical analysis of the educational context at the national and state levels. Thus, it was possible to observe that the implementation of the New High School in Garanhuns/PE already has significant impacts on the area of Natural Sciences and their Technologies, with results pointing to a markedly negative reduction in workload, an acceleration of the students' formative process, a lack of institutional structure and human resources due to the shortage of teachers in this area in the region, and a lack of guidance and continuous training, which hinders implementation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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Thaís Tenório - Monografria - Graduação CA corrigido.pdf | 943,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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