Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53488
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Victtor Matheus Adolfo | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T23:02:08Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T23:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Victtor Matheus Adolfo. Geração e transformação de energia no ensino de jovens e adultos: uma análise a partir do ensino por projeto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53488 | - |
dc.description.abstract | A desvinculação da ciência com o cotidiano faz com que professores se deparem com alunos que pensam a química como sendo um aglomerado de fórmulas, ou seja, algo sem funcionalidade prática no seu dia a dia. Essa realidade é ainda mais evidenciada do ensino de jovens e adultos. À vista disso, este trabalho buscou investigar como a aprendizagem através de projeto pode contribuir para abordagem contextualizada de conteúdos químicos relacionados aos problemas socioambientais, levando em consideração as especificidades dos alunos do EJA. Desta forma, foi desenvolvido junto aos estudantes do segundo módulo do EJA de uma escola no agreste de Pernambuco um projeto com a temática geração e transformação de energia. A ação foi dividida em três momentos. No primeiro momento, buscou-se avaliar as concepções prévias dos alunos acerca dos conteúdos que iriam ser abordados no projeto. Isso foi feito através de um questionário. No segundo momento, procurou-se avaliar como os alunos estavam acompanhando os conteúdos durante o desenvolvimento do projeto. No terceiro momento, os alunos foram divididos em quatro grupos com o intuito de refletirem sobre as diferentes fontes de energia, a partir de pesquisas sobre vantagens e desvantagens do uso de uma fonte energética escolhida. Foi produzido e socializado um material didático em forma de cartaz. Por conseguinte, os resultados da pesquisa se mostraram satisfatórios, pois observou-se um aprimoramento das concepções analisadas inicialmente, em que se constatou que os alunos acumularam informação sobre os conceitos abordados, conseguindo relacioná-los com questões socioambientais. Posto isso, a pesquisa mostrou que a aprendizagem baseada em projetos se apresentou como uma importante estratégia para contextualização do ensino de química na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino contextualizado de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino por projeto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Socioambiental | pt_BR |
dc.title | Geração e transformação de energia no ensino de jovens e adultos: uma análise a partir do ensino por projeto. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SA, Roberto Araújo | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9012661375569097 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The disconnection of science from everyday life means that teachers are faced with students who think of chemistry as being a cluster of formulas, that is, something with no practical functionality in their daily lives. This reality is even more evident in the teaching of young people and adults. In view of this, this work sought to investigate how learning through projects can contribute to a contextualized approach to chemical content related to socio-environmental problems, taking into account the specificities of EJA students. In this way, a project was developed with the students of the second EJA module at a school in the countryside of Pernambuco with the theme of energy generation and transformation. The action was divided into three moments. Initially, we sought to evaluate the students' preconceptions about the contents that would be covered in the project, this was done through a questionnaire. In the second moment, we tried to evaluate how the students were following the content during the development of the project. In the third moment, the students were divided into four groups with the aim of reflecting on different energy sources, based on research into the advantages and disadvantages of using a chosen energy source. Teaching material in the form of a poster was produced and shared. Therefore, the results of the research were satisfactory, as an improvement in the concepts initially analyzed was observed, in which it was found that students accumulated information about the concepts covered, managing to relate them to socio-environmental issues. That said, the research showed that project-based learning presented itself as an important strategy for contextualizing chemistry teaching in the education of young people and adults. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Victtor Matheus Adolfo Silva.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons