Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53488
Comparte esta pagina
Título : | Geração e transformação de energia no ensino de jovens e adultos: uma análise a partir do ensino por projeto. |
Autor : | SILVA, Victtor Matheus Adolfo |
Palabras clave : | Ensino contextualizado de química; Ensino por projeto; Educação de Jovens e Adultos; Energia; Socioambiental |
Fecha de publicación : | 6-oct-2023 |
Citación : | SILVA, Victtor Matheus Adolfo. Geração e transformação de energia no ensino de jovens e adultos: uma análise a partir do ensino por projeto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | A desvinculação da ciência com o cotidiano faz com que professores se deparem com alunos que pensam a química como sendo um aglomerado de fórmulas, ou seja, algo sem funcionalidade prática no seu dia a dia. Essa realidade é ainda mais evidenciada do ensino de jovens e adultos. À vista disso, este trabalho buscou investigar como a aprendizagem através de projeto pode contribuir para abordagem contextualizada de conteúdos químicos relacionados aos problemas socioambientais, levando em consideração as especificidades dos alunos do EJA. Desta forma, foi desenvolvido junto aos estudantes do segundo módulo do EJA de uma escola no agreste de Pernambuco um projeto com a temática geração e transformação de energia. A ação foi dividida em três momentos. No primeiro momento, buscou-se avaliar as concepções prévias dos alunos acerca dos conteúdos que iriam ser abordados no projeto. Isso foi feito através de um questionário. No segundo momento, procurou-se avaliar como os alunos estavam acompanhando os conteúdos durante o desenvolvimento do projeto. No terceiro momento, os alunos foram divididos em quatro grupos com o intuito de refletirem sobre as diferentes fontes de energia, a partir de pesquisas sobre vantagens e desvantagens do uso de uma fonte energética escolhida. Foi produzido e socializado um material didático em forma de cartaz. Por conseguinte, os resultados da pesquisa se mostraram satisfatórios, pois observou-se um aprimoramento das concepções analisadas inicialmente, em que se constatou que os alunos acumularam informação sobre os conceitos abordados, conseguindo relacioná-los com questões socioambientais. Posto isso, a pesquisa mostrou que a aprendizagem baseada em projetos se apresentou como uma importante estratégia para contextualização do ensino de química na educação de jovens e adultos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53488 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Victtor Matheus Adolfo Silva.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons