Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53495

Share on

Title: Análise da capacidade técnica policial ostensiva e investigativa e realocação multicritério de insumos na política de segurança pública em Pernambuco
Authors: SILVA, Miguel Gustavo Gomes da
Keywords: Análise envoltória de dados; Eficiência (Serviço público) – Pernambuco; Segurança pública - Pernambuco; Processo decisório por critério múltiplo; Alocação de recursos; Pacto pela Vida (PPV)
Issue Date: 24-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Miguel Gustavo Gomes da. Análise da capacidade técnica policial ostensiva e investigativa e realocação multicritério de insumos na política de segurança pública em Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O propósito deste trabalho consiste em propor soluções para o problema de alocação de recursos em unidades policiais, que é um dos desafios significativos em contextos caracterizados por altos índices de violência. Foi construída uma estrutura para medir a capacidade de produção das forças armadas (eficiência ostensiva) e civil (eficiência investigativa) em Pernambuco com base nas folgas e o potencial de melhoria em termos de viaturas e oficiais ajuramentados para propor uma redistribuição empírica desses recursos entre as unidades que operam em plena capacidade, sendo o principal objetivo do estudo analisar a eficiência, desempenho e alocação de recursos da segurança pública em Pernambuco entre os anos de 2018 e 2021. A pesquisa emprega duas abordagens analíticas, Data Envelopment Analysis (DEA) e Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA), para medir e priorizar alocações de recursos policiais ao longo do espaço e tempo urbano, e em um debate acerca da alocação de recursos ociosos. Na primeira etapa, as eficiências técnicas das unidades de decisão da polícia com base em 26 zonas de segurança ao longo de três anos são avaliadas usando um envelope de dados orientado a entrada Análise. Na segunda etapa, o método de superação PROMETHEE II é empregado para priorizar a distribuição de folgas de veículos nas zonas de segurança de Pernambuco. Os critérios de decisão para este estágio incluem crimes violentos previstos (CVLI), crimes contra a propriedade (CVP). Esses critérios são obtidos com base nos pesos ROC das duas dimensões e nos resultados são usados para informar a distribuição de recursos nas diferentes áreas urbanas e rurais. A terceira etapa apresenta uma junção dos resultados obtidos anteriormente com o intuito de se construir uma priorização de alocação de recursos ociosos entre as AIS ineficientes, e uma proposição de uma alocação quantitativa de recursos para se obter um maior número de scores de eficiências nas AIS. Os resultados do trabalho mostram perspectivas satisfatórias, a respeito da análise de eficiência do serviço público com o uso de ferramentas matemáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53495
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Miguel Gustavo Gomes da Silva.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons