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Título : A formação Continuada docente em ambiente prisional : um estudo de caso na Escola Estadual Irmã Dulce
Autor : LASALVIA, Solange Regina Holanda
Palabras clave : Professores - Formação; Educação de jovens e adultos; Detenção de pessoas; Prisão
Fecha de publicación : 29-may-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LASALVIA, Solange Regina Holanda. A formação Continuada docente em ambiente prisional: um estudo de caso na Escola Estadual Irmã Dulce. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente pesquisa de natureza qualitativa através de um estudo de caso teve como objetivo compreender as contribuições da formação continuada para os professores que lecionam na Escola Estadual Irmã Dulce, que se encontra inserida dentro da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima – PE. Trouxe como objetivos específicos, identificar o perfil profissional dos professores que atuam na unidade; discutir como ocorre o processo de formação continuada dos professores; apurar a percepção dos professores quanto a importância do processo de formação continuada em sua atuação com sujeitos privados de liberdade; Em relação à metodologia, trata-se de um estudo exploratório descritivo, que utilizou como instrumentos para coleta de dados um questionário sociodemográfico, uma entrevista em profundidade, para além da análise de documentos que tenham relação com a formação continuada de professores e a EJA em ambiente prisional. Quanto aos sujeitos que participaram dessa investigação, entrevistamos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Irmã Dulce, num total de oito docentes. As marcas encontradas nos achados da pesquisa, apontam para a inexistência de uma formação continuada específica para o ingresso dos docentes em escolas situadas em ambiente prisional e que aqueles que adentraram o fizeram por livre escolha. Quanto à formação continuada de professores, os sujeitos afirmaram que as formações institucionais não privilegiam a EJA em espaço prisional, que há carência de formações, tanto da modalidade, como desta sendo trabalhada em um espaço repleto de especificidades. Já em relação às suas experiências formativas no dia a dia da sala de aula, os docentes demonstraram a construção e desenvolvimento de sentimentos como a empatia e humanização no seu fazer pedagógico. Desta feita, essa dissertação propõe uma nova proposta de formação continuada para os docentes que atuem em escolas situadas em estabelecimentos prisionais, na perspectiva de promover uma educação transformadora e emancipadora dos sujeitos privados de liberdade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53497
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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