Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53518

Compartilhe esta página

Título: A Pedagogia Empreendedora e o ensino das competências empreendedoras em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco.
Autor(es): SILVA, Andreia Kelli Ferreira da
Palavras-chave: Educação empreendedora; Desenvolvimento econômico; Competências empreendedoras; Pedagogia empreendedora
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, Andreia Kelli Ferreira da. A pedagogia empreendedora e o ensino das competências empreendedoras em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O sistema educacional bem estruturado é essencial para o desenvolvimento social e econômico de um país, bem como a educação empreendedora é considerada essencial para o desenvolvimento econômico. A educação empreendedora é indicada como uma ferramenta primordial para a formação de novos empreendedores, disseminando uma cultura empreendedora na população com o ensino de competências empreendedoras que se mostra vital para a economia de um país, pois possibilita perceber obstáculos e oportunidades e aproveitá-las para criar novas empresas. Tendo como base este contexto, o presente estudo tem por objetivo conhecer como é aplicado o ensino da disciplina de empreendedorismo e conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula nas escolas Estaduais de Santa Cruz do Capibaribe através do levantamento bibliográfico e da analise da opinião dos professores de empreendedorismo. A abordagem deste trabalho é de natureza qualitativa, e a coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas com 15 professores de empreendedorismo que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe. A metodologia escolhida para este trabalho foi a análise descritiva e bibliográfica e para a análise de dados enfatizou-se a técnica de análise de conteúdo. A escolha da análise de conteúdo como técnica para a análise de dados se deu por ser uma técnica em crescente utilização e legitimação nos estudos qualitativos no campo da administração e permite uma interpretação apropriada do que está sendo dito ou representado. A análise dos dados permitiu perceber que as competências empreendedoras podem ser aprendidas e desenvolvidas, principalmente no ambiente escolar como tantas outras habilidades e que os professores entrevistados acreditam que o estímulo das competências empreendedoras durante o ensino da disciplina de empreendedorismo são importantes para o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53518
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Andreia Kelli Ferreira da Silva.pdf497,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons