Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53524

Share on

Title: Pripyat room: proposta de um jogo de tabuleiro de escape room como ferramenta de investigação de compostos oxigenados no ensino superior.
Authors: NARDI, Arantcha Lorran
Keywords: Escape Room; Ensino de química organica; Jogos educativos
Issue Date: 6-Oct-2023
Citation: NARDI, Arantcha Lorran. Pripyat room: proposta de um jogo de tabuleiro de escape room como ferramenta de investigação de compostos oxigenados no ensino superior.2023.Trabalho de Conclusão de Curso ( Química-Licenciatura)– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O ensino de química vem passando por grandes transformações, que levam em consideração a inovação para ensinar de uma forma atrativa aos alunos, já que a base do ensino é o interesse. Isto implica no uso de ferramentas didáticas eficazes para corrigir os desvios de aprendizagem dos alunos em grande parte das disciplinas e proporcionar ao corpo docente uma renovação em suas práticas de sala de aula. Sendo assim, os jogos didáticos são uma alternativa para despertar o interesse dos estudantes nas disciplinas, já que são facilitadores para o desenvolvimento de conceitos e habilidades. Visando este apoio nos jogos educativos, este trabalho tem como proposta a elaboração de um jogo de tabuleiro, em formato de sala de escape, fugindo do conceito comum das salas de fugas existentes e desperta um olhar direcionado para os alunos do ensino superior de química, especialmente na disciplina de química orgânica. O jogo apresentado neste trabalho é intitulado de Pripyat Room e levou em consideração uma proposta de jogo imersivo em um cenário de guerra. De forma geral, o jogo aborda um momento de grande tensão em uma zona conflituosa que leva os participantes a escaparem de uma sala secreta que foram aprisionados durante os acontecimentos contidos no enredo principal. Alguns dos desafios possuem relação direta com conceitos de química orgânica já que englobam assuntos como as cetonas e aldeídos, pois o foco principal são os compostos oxigenados, já que eles apresentam parte significativa dos mecanismos existentes e são de grande importância para o estudo da ciência. O jogo de Escape Room Pripyat Room demonstra grande capacidade imersiva, promovendo um engajamento maior com os desafios, trazendo a resolução de problemas como um forte fator de promoção da aprendizagem. Sendo assim, este trabalho vem como aliado para compor as ferramentas de ensino já existentes, trazendo a possibilidade de expansão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53524
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc 2 Arantcha Lorran Nardi.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons