Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53617

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Janayna Silva Cavalcante-
dc.contributor.authorSANTOS, Kézia Severina dos-
dc.contributor.authorFERREIRA, Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-20T19:26:58Z-
dc.date.available2023-11-20T19:26:58Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-11-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Kézia Severina dos; FERREIRA, Larissa da Silva. Cartografias do acesso à educação de pessoas em situação de rua na cidade do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53617-
dc.description.abstractNeste artigo buscamos refletir de que forma tem ocorrido o acesso à educação para a população em situação de rua na cidade do Recife, bem como os desafios para a efetivação desse direito. Por meio da pesquisa cartográfica, identificamos os territórios da cidade que possuem maior concentração de pessoas em situação de rua, visando compreender, a partir dos movimentos dessa população no território dos direitos sociais, como se relacionam com as escolas e com os processos de educação. Assim, para a coleta de dados realizamos análise de documentos, observação e entrevista semiestruturada com o coordenador do movimento nacional da população em situação de rua da cidade do Recife, coordenadora da casa de passagem diagnóstica, equipe do Centro POP, gestor da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, e duas gestoras escolares da rede do Recife. Esse estudo revelou a dificuldade para o efetivo acesso às instituições escolares no Recife, e a fragilidade da Política Municipal de Atenção Integral à População em situação de rua no que se refere a nortear as ações de acesso à educação.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoa em situação de ruapt_BR
dc.subjectEducação de pessoas adultaspt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleCartografias do acesso à educação de pessoas em situação de rua na cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6306430433873385pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9401322326168423pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0431569973224746pt_BR
dc.description.abstractxIn this article we seek to analyze how access to education has occurred for the homeless population in the city of Recife, as well as the challenges in realizing this right. Through the cartographic research method, inspired by Deleuzian philosophy, we identified the territories of the city that have the highest concentration of homeless people, aiming to understand, based on the movements of this population, how they relate to schools and the processes of education. In this way, to collect data, we carried out document analysis, observation and semi-structured interviews with the coordinator of the national movement of the homeless population in the city of Recife, coordinator of the diagnostic transit home, Centro pop team, coordinator of the pedagogical administrative center and two school managers from the Recife network. This study revealed the difficulty in effective access to school institutions in Recife, and the fragility of the Municipal Policy for Comprehensive Care for the Homeless Population in terms of guiding actions to access education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino e Currículo - Centro de Educação - UFPEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-5656-4897pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-7766-6050pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Cartografias do acesso à educação de pessoas em situação de rua na cidade do Recife.pdf350,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons