Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53617
Share on
Title: | Cartografias do acesso à educação de pessoas em situação de rua na cidade do Recife |
Authors: | SANTOS, Kézia Severina dos FERREIRA, Larissa da Silva |
Keywords: | Pessoa em situação de rua; Educação de pessoas adultas; Direito; Cartografia; Políticas Públicas |
Issue Date: | 26-Sep-2023 |
Citation: | SANTOS, Kézia Severina dos; FERREIRA, Larissa da Silva. Cartografias do acesso à educação de pessoas em situação de rua na cidade do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Neste artigo buscamos refletir de que forma tem ocorrido o acesso à educação para a população em situação de rua na cidade do Recife, bem como os desafios para a efetivação desse direito. Por meio da pesquisa cartográfica, identificamos os territórios da cidade que possuem maior concentração de pessoas em situação de rua, visando compreender, a partir dos movimentos dessa população no território dos direitos sociais, como se relacionam com as escolas e com os processos de educação. Assim, para a coleta de dados realizamos análise de documentos, observação e entrevista semiestruturada com o coordenador do movimento nacional da população em situação de rua da cidade do Recife, coordenadora da casa de passagem diagnóstica, equipe do Centro POP, gestor da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, e duas gestoras escolares da rede do Recife. Esse estudo revelou a dificuldade para o efetivo acesso às instituições escolares no Recife, e a fragilidade da Política Municipal de Atenção Integral à População em situação de rua no que se refere a nortear as ações de acesso à educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53617 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Cartografias do acesso à educação de pessoas em situação de rua na cidade do Recife.pdf | 350,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License