Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631

Share on

Title: A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE
Authors: SILVA, Thainá Caetano da
Keywords: Questões indígenas; Geografia; Metodologias Ativas; Residência Pedagógica
Issue Date: 10-May-2023
Citation: SILVA, Thainá Caetano da. A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este presente trabalho tem como objetivo a abordagem da temática indígena nas aulas de Geografia do ensino fundamental Anos Finais ao longo do ensino remoto e as metodologias ativas como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Elaborado a partir das vivências adquiridas ao longo do Programa de Residência Pedagógica de Geografia – UFPE e por meio de pesquisas bibliográficas, destaca-se metodologias para se trabalhar tal temática de modo lúdico, para que os alunos possam conhecer tais povos de forma mais profunda e ampla, desenvolvendo a criatividade e uma visão crítica das reais contribuições e das constantes lutas desses povos. A partir dessa perspectiva, pode-se afirmar que a utilização de metodologias lúdicas para a abordagem de temas que abrangem uma minoria da sociedade, contribuem de modo positivo, além de minimizar as deficiências geradas ao longo do ensino remoto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thainá Caetano da Silva.pdf518,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons