Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631

Compartilhe esta página

Título: A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE
Autor(es): SILVA, Thainá Caetano da
Palavras-chave: Questões indígenas; Geografia; Metodologias Ativas; Residência Pedagógica
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: SILVA, Thainá Caetano da. A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este presente trabalho tem como objetivo a abordagem da temática indígena nas aulas de Geografia do ensino fundamental Anos Finais ao longo do ensino remoto e as metodologias ativas como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Elaborado a partir das vivências adquiridas ao longo do Programa de Residência Pedagógica de Geografia – UFPE e por meio de pesquisas bibliográficas, destaca-se metodologias para se trabalhar tal temática de modo lúdico, para que os alunos possam conhecer tais povos de forma mais profunda e ampla, desenvolvendo a criatividade e uma visão crítica das reais contribuições e das constantes lutas desses povos. A partir dessa perspectiva, pode-se afirmar que a utilização de metodologias lúdicas para a abordagem de temas que abrangem uma minoria da sociedade, contribuem de modo positivo, além de minimizar as deficiências geradas ao longo do ensino remoto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thainá Caetano da Silva.pdf518,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons