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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53724

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Title: Viabilidade da aplicação das escalas AUDIT, EAT-26 e BITE nas versões digitais para rastreamento de transtornos alimentares e consumo de álcool na adolescência
Authors: LOPES, Jonatas Carlos Matias
Keywords: Adolescente; Alcoolismo; Transtorno alimentar
Issue Date: 18-Nov-2015
Citation: .
Abstract: A utilização de inquéritos por meio de ferramentas digitais em pesquisa tem crescido no Brasil. Iniciativas como o sistema de monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, ou condições graves como os transtornos alimentares e alcoolismo, por meio da internet ou por ferramentas computadorizadas podem alcançar bons resultados em áreas urbanas brasileiras. Este estudo teve como proposta comparar a reprodutibilidade da aplicação das escalas Teste para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool (AUDIT), Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26) e Teste de Investigação Bulímica de Edinburgh (BITE) pela forma impressa e pela versão digital. A amostra foi composta por 60 alunos de uma escola estadual da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, de ambos os sexos, com idade entre 10 a 19 anos, escolhidos aleatoriamente por sorteio. O cálculo amostral considerou 10% do valor da amostra do estudo maior. Os testes foram respondidos na escola, em uma sala separada, no intervalo das aulas, apenas com a presença do pesquisador e do aluno. Com a finalidade de verificar a confiabilidade teste-reteste, os instrumentos foram aplicados uma primeira vez, na versão impressa, por um pesquisador (examinador A) nos 60 adolescentes e, após sete dias, aconteceu o reteste, onde 30 adolescentes foram reavaliados pelo examinador A na forma digital para tablet e 30, por outro pesquisador (examinador B), no celular. Os resultados comprovaram que o formato digital pode ser utilizado para essas escalas, pois não houve diferença significativa na aplicação dos dois métodos. Além disso, um dos pontos positivos foi o ganho de tempo na pesquisa com o método digital. Após a análise dos resultados, conclui-se que não houve diferenças significantes nas formas de aplicação impressas e digitais das escalas EAT-26, BITE e AUDIT. Dessa forma, comprova-se que a versão digital pode ser uma excelente metodologia para ser aplicada em estudos populacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53724
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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