Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53731

Compartilhe esta página

Título: As variáveis que influenciam na economicidade obtida pelos pregões eletrônicos no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): FERREIRA, Raíssa Marçal de Barros
Palavras-chave: Administração pública; Licitação pública; Pregão eletrônico (Modalidade de licitação)
Data do documento: 5-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Raíssa Marçal de Barros. As variáveis que influenciam na economicidade obtida pelos pregões eletrônicos no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo desse estudo é identificar e analisar os fatores que contribuíram para a economia gerada nos pregões eletrônicos realizados pela UFPE, nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022. Para isso, coletou-se informações referentes aos 79 (setenta e nove) pregões eletrônicos homologados, que resultaram na contratação de 2.082 (dois mil e oitenta e dois) itens – sendo aquisição de material ou contratação de serviço. Para a realização da coleta dos dados, consultou-se as atas de realização de pregões eletrônicos da UFPE, para os processos licitatórios homologados, com o fim de analisar os percentuais de economia obtidos (diferença percentual entre o valor referencial da licitação e o valor obtido ao final do processo licitatório). Para tanto, foram utilizados recursos e técnicas estatísticas (regressão linear múltipla), classificando, então, a pesquisa em quantitativa e explicativa. Após inferir essa diferença de economia obtida, tornou-se possível analisar quais os fatores que influenciam na economicidade geradas nos processos licitatórios. Os resultados da pesquisa mostraram que se deve aplicar esforços no sentido de aumentar o número de licitantes interessados em participar da licitação, como também o número de lances dados durante a realização do certame. Além disso, deve-se organizar as licitações, de forma que haja uma contratação única para vários órgãos, com o fim de aumentar a quantidade comprada de cada item, como também, sempre que possível, utilizar contratações por meio do tipo Sistema de Registro de Preços. Quando viável, deve-se também concentrar em um único pregão eletrônico a contratação de serviço, com a aquisição dos materiais necessários para a sua realização, pois esses fatores provocam um incremento na economia obtida. Devido à imposição legal, a análise da variável forma de divulgação restou fragilizada, tendo em vista que a maioria das publicações dos pregões eletrônicos realizados pela UFPE é em Diário Oficial da União e em jornal local de grande circulação, prejudicando assim sua análise, uma vez que se constatou um grande desequilibro na quantidade das publicações entre pregões publicados em Diário Oficial da União e jornal local e entre pregões publicados apenas em Diário Oficial da União.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53731
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raíssa Marçal de Barros Ferreira.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons