Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770

Comparte esta pagina

Título : Caminhos para uma escola inclusiva : barreiras no ensino fundamental de anos finais
Autor : ALVES, Joanna Maria Rodrigues
Palabras clave : Educação Inclusiva; Dimensões da Acessibilidade; Barreira Atitudinal; Barreira Metodológica; Atendimento Educacional Especializado
Fecha de publicación : 21-sep-2023
Citación : ALVES, Joanna Maria Rodrigues. Caminhos para uma escola inclusiva: barreiras no ensino fundamental de anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Essa pesquisa teve como objetivo compreender como as barreiras atitudinais e metodológicas para a inclusão de estudantes com deficiência aparecem no Ensino Fundamental de anos finais. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde foram utilizados como recursos para a coleta de dados a observação de campo e entrevistas semiestruturadas com dois professores da sala regular, de Língua Portuguesa e de Matemática, respectivamente, e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse estudo revelou que mesmo com uma vasta gama de legislações que versem sobre a educação inclusiva, a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da sala regular é excludente e segregadora, dificultando o processo de inclusão dos estudantes com deficiência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOANNA MARIA RODRIGUES ALVES_ARTIGO DE TCC_CAMINHOS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA.pdf234,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons