Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770

Compartilhe esta página

Título: Caminhos para uma escola inclusiva : barreiras no ensino fundamental de anos finais
Autor(es): ALVES, Joanna Maria Rodrigues
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Dimensões da Acessibilidade; Barreira Atitudinal; Barreira Metodológica; Atendimento Educacional Especializado
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: ALVES, Joanna Maria Rodrigues. Caminhos para uma escola inclusiva: barreiras no ensino fundamental de anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo compreender como as barreiras atitudinais e metodológicas para a inclusão de estudantes com deficiência aparecem no Ensino Fundamental de anos finais. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, onde foram utilizados como recursos para a coleta de dados a observação de campo e entrevistas semiestruturadas com dois professores da sala regular, de Língua Portuguesa e de Matemática, respectivamente, e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse estudo revelou que mesmo com uma vasta gama de legislações que versem sobre a educação inclusiva, a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da sala regular é excludente e segregadora, dificultando o processo de inclusão dos estudantes com deficiência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53770
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANNA MARIA RODRIGUES ALVES_ARTIGO DE TCC_CAMINHOS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA.pdf234,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons