Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53830
Share on
Title: | História local e currículo diversificado: conexões entre a memória e identidade nos espaços escolares |
Authors: | LEÃO, Karl Schurster de Veríssimo de Souza ANDRADE, Oberdan da Silva de |
Keywords: | História Local; Currículo Diversificado; Memória; Identidade |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | LEÃO, Karl Schurster de Veríssimo de Souza.; ANDRADE, Oberdan da Silva de. História local e currículo diversificado: conexões entre a memória e identidade nos espaços escolares. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, jan./jun., 2020 V. 17, Ano 17, n. 1. p. 398-417 |
Abstract: | Este artigo faz uma análise acerca do currículo diversificado escolar buscando entender o seu sentido refletido no ensino e aprendizagem da história local nos ambientes escolares. A metodologia utilizada partiu da natureza qualitativa e tomou como base a revisitação dos instrumentos legais e a literatura existente. A coleta de dados foi viabilizada por um “Questionário” que foi aplicado e respondido por professores lotados em uma escola pública da educação básica do interior do estado de Pernambuco/Brasil, cujos resultados foram exportados para o software SPSS e discutidos à luz do referencial teórico estudado. O estudo evidenciou de que é importante e interessante desenvolver nas unidades escolares metodologias atrativas e inovadoras em que se favoreçam políticas educativas integradas à história da comunidade e articuladas às práticas pedagógicas cotidianas por meio da mensuração e/ou implementação no currículo diversificado acerca da cultura historiográfica local. |
Description: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53830 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEÃO. História Local Memória Identidade. p. 398-417 .pdf Restricted Access | 200,56 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.