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Título : Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais
Autor : SANTOS, M. A. L
RIBEIRO, S. L. S
ONÓRIO, W. O
Palabras clave : política de currículo; ensino de história; diversidade; discurso das competências
Fecha de publicación : sep-2020
Citación : SANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONÓRIO, W. O. Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, set. 2020, p. 961-978.
Resumen : Objetivando compreender os sentidos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tenta fixar para o significante diversidade no componente curricular de História, apresentamos neste artigo uma análise que considera o documento como mecanismo discursivo que opera dentro de um regime de verdade a serviço da busca de hegemonia no campo educacional e social. O estudo, de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico, abordou alguns dos principais fundamentos das concepções que consubstanciam a BNCC. As considerações apontam que a hibridização do significante diversidade oculta sentidos vinculados a um projeto fundamentado na perspectiva da interculturalidade funcional, que preconiza a despolitização do processo educativo pela subordinação do conhecimento em si (os conteúdos de História e a temática da diversidade) ao conhecimento para se fazer algo (discurso das competências).
Descripción : Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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SANTOS. Ensino História BNCC. pp. 961-978.pdf
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