Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54065
Share on
Title: | Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas |
Authors: | LOPONTE, Luciana Gruppelli |
Keywords: | arte contemporânea; formação; educação; práticas e políticas educacionais; Brasil |
Issue Date: | Dec-2012 |
Citation: | LOPONTE, Luciana Gruppelli. Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas. Education Policy Analysis Archives, [S.L.], v. 20, p. 1-19, 21 dez. 2012. Education Policy Analysis Archives. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v20n42.2012. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/1125/1025. Acesso em: 27 abr. 2022. |
Abstract: | O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas |
Description: | Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54065 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOPONTE. Desafios arte contemporânea. p. 1-15.pdf Restricted Access | 190,44 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.