Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54065
Compartilhe esta página
Título: | Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas |
Autor(es): | LOPONTE, Luciana Gruppelli |
Palavras-chave: | arte contemporânea; formação; educação; práticas e políticas educacionais; Brasil |
Data do documento: | Dez-2012 |
Citação: | LOPONTE, Luciana Gruppelli. Desafios da arte contemporânea para a educação: práticas e políticas. Education Policy Analysis Archives, [S.L.], v. 20, p. 1-19, 21 dez. 2012. Education Policy Analysis Archives. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v20n42.2012. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/1125/1025. Acesso em: 27 abr. 2022. |
Abstract: | O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas |
Descrição: | Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54065 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPONTE. Desafios arte contemporânea. p. 1-15.pdf Acesso restrito | 190,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.