Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116
Compartilhe esta página
Título: | Memória, racismo e enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE |
Autor(es): | SILVA, Kanandha Ferreira da |
Palavras-chave: | Letramento racial; Memória; Relações étnico-raciais |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Kanandha Ferreira da. Memória, Racismo e Enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Abstract: | O letramento racial é a base da identificação e afirmação racial de todos os sujeitos nos espaços e relações sociais, e é necessário debater sobre como pessoas negras são sistematicamente impedidas de alcançá-lo dentro e fora do campo educacional. Assim, se investiga a partir de relatos de memória de quatro estudantes negros da UFPE os seus processos de letramento e afirmação racial estando diante de práticas pedagógicas, familiares e sociais que reproduziram as mais diversas manifestações do racismo nos espaços em que estão inseridos desde a infância. Problematizamos como nossas estruturas sociais são pensadas para manter as normas da branquitude, usando de currículos, discursos e práticas racistas que atravessam a identidade, cultura e memória das pessoas negras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC, Kanandha Ferreira.pdf | 189,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons