Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116

Compartilhe esta página

Título: Memória, racismo e enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE
Autor(es): SILVA, Kanandha Ferreira da
Palavras-chave: Letramento racial; Memória; Relações étnico-raciais
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: SILVA, Kanandha Ferreira da. Memória, Racismo e Enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: O letramento racial é a base da identificação e afirmação racial de todos os sujeitos nos espaços e relações sociais, e é necessário debater sobre como pessoas negras são sistematicamente impedidas de alcançá-lo dentro e fora do campo educacional. Assim, se investiga a partir de relatos de memória de quatro estudantes negros da UFPE os seus processos de letramento e afirmação racial estando diante de práticas pedagógicas, familiares e sociais que reproduziram as mais diversas manifestações do racismo nos espaços em que estão inseridos desde a infância. Problematizamos como nossas estruturas sociais são pensadas para manter as normas da branquitude, usando de currículos, discursos e práticas racistas que atravessam a identidade, cultura e memória das pessoas negras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC, Kanandha Ferreira.pdf189,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons