Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116
Comparte esta pagina
Título : | Memória, racismo e enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE |
Autor : | SILVA, Kanandha Ferreira da |
Palabras clave : | Letramento racial; Memória; Relações étnico-raciais |
Fecha de publicación : | 19-sep-2023 |
Citación : | SILVA, Kanandha Ferreira da. Memória, Racismo e Enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Resumen : | O letramento racial é a base da identificação e afirmação racial de todos os sujeitos nos espaços e relações sociais, e é necessário debater sobre como pessoas negras são sistematicamente impedidas de alcançá-lo dentro e fora do campo educacional. Assim, se investiga a partir de relatos de memória de quatro estudantes negros da UFPE os seus processos de letramento e afirmação racial estando diante de práticas pedagógicas, familiares e sociais que reproduziram as mais diversas manifestações do racismo nos espaços em que estão inseridos desde a infância. Problematizamos como nossas estruturas sociais são pensadas para manter as normas da branquitude, usando de currículos, discursos e práticas racistas que atravessam a identidade, cultura e memória das pessoas negras. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC, Kanandha Ferreira.pdf | 189,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons