Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116

Comparte esta pagina

Título : Memória, racismo e enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE
Autor : SILVA, Kanandha Ferreira da
Palabras clave : Letramento racial; Memória; Relações étnico-raciais
Fecha de publicación : 19-sep-2023
Citación : SILVA, Kanandha Ferreira da. Memória, Racismo e Enfrentamento: o processo de letramento racial de estudantes negros da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Resumen : O letramento racial é a base da identificação e afirmação racial de todos os sujeitos nos espaços e relações sociais, e é necessário debater sobre como pessoas negras são sistematicamente impedidas de alcançá-lo dentro e fora do campo educacional. Assim, se investiga a partir de relatos de memória de quatro estudantes negros da UFPE os seus processos de letramento e afirmação racial estando diante de práticas pedagógicas, familiares e sociais que reproduziram as mais diversas manifestações do racismo nos espaços em que estão inseridos desde a infância. Problematizamos como nossas estruturas sociais são pensadas para manter as normas da branquitude, usando de currículos, discursos e práticas racistas que atravessam a identidade, cultura e memória das pessoas negras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54116
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC, Kanandha Ferreira.pdf189,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons