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Título : Análise do perfil de Instagram de divulgação científica sobre água e meio ambiente por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)
Autor : MORAIS, Anderson Alves de
Palabras clave : Água; Divulgação científica; Meio ambiente; TCAM
Fecha de publicación : 6-sep-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MORAIS, Anderson Alves de. Análise do perfil de Instagram de divulgação científica sobre água e meio ambiente por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Com o passar dos anos, e com as transformações realizadas pelos seus moradores, o Meio Ambiente vem se moldando, adaptando-se e reconstruindo novos cenários. O Planeta Terra onde habitamos, é coberto por 2/3 de um solvente universal, a água, líquido fundamental para a existência da vida. Apesar de estarmos no “Planeta Água”, uma parcela significativa da população não tem acesso a esse bem. Em algumas situações, as diversas transformações desse solvente no meio ambiente acarretam inúmeras situações como crises hídricas e climáticas, poluição, dentre outros. Com o advento da Internet, vemos que esse ambiente cibernético, em destaque para as mídias sociais, compartilha diversas informações a respeito desses temas – Água e Meio Ambiente. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar as postagens informativas do perfil do Instagram @ArvoreAgua por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Mayer, que apresenta evidências que viabilizam a aprendizagem quando o indivíduo está em sincronia de estímulos visuais e verbais. Para essa análise, seguimos a proposta da carga de Processamento Estranho proposta pela TCAM, subsidiada pelo recorte de Coutinho e colaboradores a partir das seguintes classificações das imagens: decorativa, representacional, organizacional e explicativa. Nesse percurso investigativo, perpassa a análise das imagens na importância da divulgação científica mediante processo de popularização do conhecimento por meio das redes sociais, permitindo sobretudo um olhar crítico observando os cuidados com os possíveis desvios e erros, inibindo a propagação de notícias falsas, “Fake News”, que são divulgadas nas redes sociais. Com as análises, observamos que o perfil colabora para a criação de um banco de imagens e postagens, contribuindo para a compreensão de conteúdos, na explicação de fenômenos dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ensino e aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54156
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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