Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54165

Share on

Title: Olhos nas ruas : morfologia, campos visuais e percepção de segurança urbana nas portarias de prédios residenciais em Boa Viagem
Authors: PEREIRA, Maria Beatriz Tomaz
Keywords: Morfologia Urbana; Campos Visuais; Guaritas; Portarias; Vigilância Natural
Issue Date: 28-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PEREIRA, Maria Beatriz Tomaz. Olhos nas ruas: morfologia, campos visuais e percepção de segurança urbana nas portarias de prédios residenciais em Boa Viagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho se dedicou a investigar a morfologia urbana de edificações verticalizadas na cidade do Recife e como elas se associam a uma transformação da interface pública-privada. O enclausuramento e fechamento ao espaço público seria ao mesmo tempo resultante e contribuidor do aumento da sensação de medo na cidade. A criminalidade e percepção de insegurança são aspectos importantes na avaliação da qualidade de vida das cidades, associados a mudanças de hábitos de moradia e relações de sociabilidade e urbanidade. O medo urbano fomentou nas últimas décadas a produção de uma tipologia edificada e morfologia espacial voltada para a segurança privada que como resultado intensificaram a percepção de vulnerabilidade ao crime. As guaritas dos edifícios verticais se tornaram controladoras desta interface, a ponte entre o espaço privado e o público, atuando como o elemento de intervisibilidade, de vigilância natural e como novos “olhos nas ruas” parafraseando Jane Jacobs. No entanto se observa uma tendência recente de aumentar a profundidade das guaritas, de elevar do solo e utilizar câmeras e comunicação remota, de modo a evitar a proximidade da guarita com a rua. A presente dissertação analisa a morfologia urbana e das tipologias de guaritas em ruas de edifícios residenciais de Boa Viagem, Recife, e os campos visuais na interface pública-privada relacionando com teorias do espaço sobre crimes urbanos. Como resultado, foi possível identificar quais ruas apresentam aspectos morfológicos que podem contribuir para maior eficiência das guaritas em vigiar as ruas e inibir a ocorrência de crimes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54165
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Maria Beatriz Tomaz Pereira.pdf14,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons