Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54210

Share on

Title: Aprendendo a ser trabalhador: na cadência do primeiro passo
Authors: LINHARES, Maria Isabel Silva Bezerra
Keywords: juventude; mundo do trabalho; qualificação profissional; primeiro passo
Issue Date: 2014
Citation: LINHARES, Maria Isabel Silva Bezerra. Aprendendo a ser trabalhador: na cadência do primeiro passo. Revista Contraponto, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p. 7-22, jan/jul 2014.
Abstract: Este estudo se enquadrou nos princípios orientadores de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e teve como objetivo analisar as distintas e provisórias formas de inserção de jovens sobralenses no mundo do trabalho, a partir das falas dos sujeitos individuais, nos seus mais diversos processos de preparação e inclusão no mercado de trabalho em Sobral – Ceará. A ideia foi compreender as iniciações, intermitências e permanências dos jovens no mundo do trabalho, examinando os processos estruturais que se produzem e reproduzem de formas e em contextos históricos distintos, a partir de uma experiência específica: o Projeto Primeiro Passo. Os dados apresentados sugerem que a inserção dos jovens no mundo do trabalho se dá de forma precária e marcada por incertezas e provisoriedade. As políticas de emprego de/para jovens não apenas enfrentam um problema social importante, mas também respondem à herança da desigualdade social pretérita e presente, implicando um novo olhar sobre as ações públicas de/para a juventude.
Description: Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54210
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINHARES. Aprendendo a ser trabalhador. p. 7-22.pdf
  Restricted Access
137,26 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.