Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54210
Share on
Title: | Aprendendo a ser trabalhador: na cadência do primeiro passo |
Authors: | LINHARES, Maria Isabel Silva Bezerra |
Keywords: | juventude; mundo do trabalho; qualificação profissional; primeiro passo |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | LINHARES, Maria Isabel Silva Bezerra. Aprendendo a ser trabalhador: na cadência do primeiro passo. Revista Contraponto, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p. 7-22, jan/jul 2014. |
Abstract: | Este estudo se enquadrou nos princípios orientadores de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e teve como objetivo analisar as distintas e provisórias formas de inserção de jovens sobralenses no mundo do trabalho, a partir das falas dos sujeitos individuais, nos seus mais diversos processos de preparação e inclusão no mercado de trabalho em Sobral – Ceará. A ideia foi compreender as iniciações, intermitências e permanências dos jovens no mundo do trabalho, examinando os processos estruturais que se produzem e reproduzem de formas e em contextos históricos distintos, a partir de uma experiência específica: o Projeto Primeiro Passo. Os dados apresentados sugerem que a inserção dos jovens no mundo do trabalho se dá de forma precária e marcada por incertezas e provisoriedade. As políticas de emprego de/para jovens não apenas enfrentam um problema social importante, mas também respondem à herança da desigualdade social pretérita e presente, implicando um novo olhar sobre as ações públicas de/para a juventude. |
Description: | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54210 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LINHARES. Aprendendo a ser trabalhador. p. 7-22.pdf Restricted Access | 137,26 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.