Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54219

Comparte esta pagina

Título : Pelas ruas da cidade : a influência do ambiente construído na experiência do caminhar – uma análise em Manaíra, João Pessoa-PB
Autor : SILVA, Karla Victória Nunes da
Palabras clave : Ambiente construído urbano; Experiência do caminhar; Afetações; João Pessoa
Fecha de publicación : 22-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Karla Victória Nunes da. Pelas ruas da cidade: a influência do ambiente construído na experiência do caminhar – uma análise em Manaíra, João Pessoa-PB. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As várias configurações do ambiente construído em que vivemos estão constantemente a influenciar-nos, seja afetando nosso conforto físico ou nosso bem-estar psicológico. Esse entendimento foi responsável pela inquietação primeira que deu origem a esta pesquisa. O ambiente construído de interesse para esta investigação é o urbano, mais especificamente o da rua, pois me interessa a sua influência sobre os afetos despertados no sujeito durante a experiência da caminhada. Como guia para condução da pesquisa, esteve a intenção de responder à seguinte pergunta: como as características espaciais do ambiente da rua, configuradoras de suas ambiências, influenciam as escolhas de percurso na prática do caminhar? Para sua construção, a pesquisa se apoiou nos conceitos de ambiente construído, ambiência, deriva e experiência, na perspectiva de Goldhagen (2017), Thibaud (2018), Careri (2013, 2017) e Tuan (2013), respectivamente. Por meio deles, empreendi análises da experiência do sujeito com o objetivo de identificar elementos do ambiente construído urbano que são capazes de gerar afetações no indivíduo e que ditam seus modos de caminhar, bem como suas escolhas de trajeto. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo consiste em identificar elementos e características do ambiente que influenciam as escolhas do sujeito ao caminhar nas ruas. Com a valorização da percepção através dos sentidos, fez-se uso da análise da ação do sujeito e da qualidade desta ação, como meio de acessar suas afetações, entendendo o ambiente como estímulo. Para tanto foi estudado um recorte do bairro de Manaíra, em João Pessoa, por meio de caminhadas sensíveis do tipo deriva, realizadas por 10 sujeitos voluntários da pesquisa. Para registro da narrativa dos sujeitos, foram realizadas as derivas dos participantes, que aconteciam de acordo com as solicitações do corpo dos sujeitos e eram acompanhadas por mim para fins de observação; houve também a elaboração de mapas mentais para registro da experiência, feitos por mim e pelos participantes e entrevistas/conversas sobre o que eles(as) haviam experienciado, usando o seu mapa mental como guia do diálogo. A análise desenvolvida neste trabalho traz resultados extraídos dessas experiências, na forma da relação entre os principais elementos da afetação identificados no ambiente estudado e seus afetos resultantes, nomeando os afetos e destacando quais elementos do espaço foram responsáveis por suscitá-los. Esta pesquisa tem como interesse, por fim, vislumbrar formas de projetar cidades mais confortáveis psicologicamente para os sujeitos que as praticam.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54219
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Karla Victória Nunes da Silva.pdf10,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons