Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54318

Compartilhe esta página

Título: Inteligência artificial aplicada à descoberta inteligente de materiais nanofotônicos
Autor(es): LIMA, José Guilherme Bispo de Albuquerque
Palavras-chave: Nanobastões de ouro; Algoritmos genéticos multiobjetivo; Otimização; Revisão sistemática; Métodos dos elementos finitos
Data do documento: 23-Out-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, José Guilherme Bispo de Albuquerque. Inteligência artificial aplicada à descoberta inteligente de materiais nanofotônicos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A otimização de nanobastões de ouro ainda enfrenta desafios, especialmente devido à complexidade do processo, que envolve múltiplos objetivos, como: eficiência, custo, e esca- labilidade do processo de fabricação. Os Algoritmos Genéticos (AG) são capazes de produzir soluções de qualidade para problemas complexos em um tempo computacional viável, e são particularmente adequados para otimizar materiais nanofotônicos, pois podem explorar espaços de soluções amplos e otimizar múltiplos objetivos simultaneamente, o que é fundamental de- vido à interdependência das propriedades ópticas e geométricas do material em tais aplicações. Neste trabalho foram obtidas configurações de nanobastões de ouro através da implementação de um algoritmo genético multiobjetivo (AGM), com o propósito de encontrar um espaço de soluções que melhoram o desempenho das curvas de seção transversal de extinção, métrica que mede a eficiência de absorção de luz em nanobastões. O trabalho iniciou com uma revisão sistemática das aplicações da Inteligência Artificial (IA), como Aprendizado Profundo, AG no aprimoramento e desenvolvimento de materiais nanofotônicos para entender como essas áreas se relacionam entre si, buscando fornecer uma visão baseada em evidências dos principais trabalhos publicados. O software de elementos finitos, Comsol Multiphysics, também foi utili- zado para simulação das configurações finais do AGM. O algoritmo operou em regime restrito de intervalos de valores dos parâmetros e funções objetivo, também foram aplicados testes estatísticos de hipóteses para validação dos resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54318
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Guilherme Bispo de Albuquerque Lima.pdf5,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons