Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54706
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Aurenéa Maria de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Alexsandro Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:01:05Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T17:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Alexsandro Barbosa da. Discursos sobre a manutenção da disciplina de educação moral e cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54706 | - |
dc.description.abstract | Esta tese tem por objetivo, analisar os discursos sobre a manutenção da disciplina de Educação Moral e Cívica em escolas do Recife, após o fim da ditadura civil-militar brasileira, com vistas a entender como este componente curricular se manteve na realidade educativa das escolas pesquisadas, ao longo do período indicado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, regida metodologicamente pela Pesquisa Documental, apoiada na História das Instituições Escolares e História das Disciplinas Escolares e na História Oral e Análise de Discurso, respectivamente respaldadas pelas obras de Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001; 2014; 2017; 2020) e Eni Orlandi (2001). Em relação ao suporte teórico, trabalhamos com os conceitos de discurso/saber, ordem e poder discutidos por Michel Foucault (1999; 2005; 2008). Sendo assim, chegamos à conclusão que a permanência da disciplina enquanto componente curricular no contexto pernambucano pós-ditadura, esteve atrelada a questões ideológicas refletidas em processos legislativos e burocráticos, de nível nacional, e que o trabalho desenvolvido com a disciplina em tela manteve a dinâmica de ensino realizada durante o regime militar, de modo a permitir que a ideologia deste segmento continuasse presente e atuante no espaço escolar, influenciando pensamentos e comportamentos, para além do fim de tal período político da história nacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.title | Discursos sobre a manutenção da disciplina de educação moral e cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8241909844325724 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8610442220256282 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis aims to analyze the discourses on the maintenance of the discipline of Moral and Civic Education in schools in Recife, after the end of the Brazilian civil-military dictatorship, with a view to understanding how this curricular component was maintained in the educational reality of the schools researched, over the indicated period. To this end, qualitative research was carried out, methodologically governed by Documentary Research, supported by the History of School Institutions and History of School Disciplines and Oral History and Discourse Analysis, respectively supported by the works of Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001; 2014; 2017; 2020) and Eni Orlandi (2001). In relation to theoretical support, we work with the concepts of discourse/knowledge, order and power discussed by Michel Foucault (1999; 2005; 2008). Therefore, we came to the conclusion that the permanence of the subject as a curricular component in the post-dictatorship Pernambuco context was linked to ideological issues reflected in legislative and bureaucratic processes, at national level, and that the work developed with the subject in question maintained the dynamic teaching carried out during the military regime, in order to allow the ideology of this segment to remain present and active in the school space, influencing thoughts and behaviors, beyond the end of such a political period in national history. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta tesis tiene como objetivo analizar los discursos sobre el mantenimiento de la disciplina de Educación Moral y Cívica en las escuelas de Recife, después del fin de la dictadura cívico- militar brasileña, con el fin de comprender cómo ese componente curricular se mantuvo en la realidad educativa de las escuelas investigadas, durante el período indicado. Para ello se realizó una investigación cualitativa, regida metodológicamente por la Investigación Documental, sustentada en la Historia de las Instituciones Escolares y la Historia de las Disciplinas Escolares y la Historia Oral y Análisis del Discurso, respectivamente sustentadas en los trabajos de Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001; 2014; 2017; 2020) y Eni Orlandi (2001). En relación al sustento teórico, trabajamos con los conceptos de discurso/saber, orden y poder discutidos por Michel Foucault (1999; 2005; 2008). Por lo tanto, llegamos a la conclusión de que la permanencia de la asignatura como componente curricular en el contexto pernambucano posdictadura estuvo vinculada a cuestiones ideológicas reflejadas en los procesos legislativos y burocráticos, a nivel nacional, y que el trabajo desarrollado con la asignatura en cuestión mantuvo la dinámica docente llevada a cabo durante el régimen militar, con el fin de permitir que la ideología de este segmento permanezca presente y activa en el espacio escolar, influyendo en pensamientos y comportamientos, más allá del fin de tal período político en la historia nacional. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cette thèse vise à analyser les discours sur le maintien de la discipline d'éducation morale et civique dans les écoles de Recife, après la fin de la dictature civilo-militaire brésilienne, en vue de comprendre comment cette composante curriculaire a été maintenue dans la réalité éducative de les écoles étudiées, sur la période indiquée. À cette fin, une recherche qualitative a été réalisée, méthodologiquement régie par la Recherche Documentaire, soutenue par l'Histoire des Institutions Scolaires et l'Histoire des Disciplines Scolaires et l'Histoire Orale et Analyse du Discours, respectivement soutenues par les travaux d'Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001 ; 2014 ; 2017 ; 2020) et Eni Orlandi (2001). En lien avec l'appui théorique, nous travaillons avec les concepts de discours/connaissance, d'ordre et de pouvoir évoqués par Michel Foucault (1999 ; 2005 ; 2008). Par conséquent, nous sommes arrivés à la conclusion que la permanence du sujet en tant que composante curriculaire dans le contexte post-dictature de Pernambouc était liée à des questions idéologiques reflétées dans les processus législatifs et bureaucratiques, au niveau national, et que le travail développé avec le sujet en question a maintenu le dynamisme pédagogique réalisé pendant le régime militaire, afin de permettre à l'idéologie de ce segment de rester présente et active dans l'espace scolaire, influençant les pensées et les comportements, au-delà de la fin d'une telle période politique de l'histoire nationale. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Alexsandro Barbosa da Costa.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons