Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54706

Comparte esta pagina

Título : Discursos sobre a manutenção da disciplina de educação moral e cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira
Autor : COSTA, Alexsandro Barbosa da
Palabras clave : Educação; Prática docente; Ditadura militar
Fecha de publicación : 4-sep-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Alexsandro Barbosa da. Discursos sobre a manutenção da disciplina de educação moral e cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Esta tese tem por objetivo, analisar os discursos sobre a manutenção da disciplina de Educação Moral e Cívica em escolas do Recife, após o fim da ditadura civil-militar brasileira, com vistas a entender como este componente curricular se manteve na realidade educativa das escolas pesquisadas, ao longo do período indicado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, regida metodologicamente pela Pesquisa Documental, apoiada na História das Instituições Escolares e História das Disciplinas Escolares e na História Oral e Análise de Discurso, respectivamente respaldadas pelas obras de Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001; 2014; 2017; 2020) e Eni Orlandi (2001). Em relação ao suporte teórico, trabalhamos com os conceitos de discurso/saber, ordem e poder discutidos por Michel Foucault (1999; 2005; 2008). Sendo assim, chegamos à conclusão que a permanência da disciplina enquanto componente curricular no contexto pernambucano pós-ditadura, esteve atrelada a questões ideológicas refletidas em processos legislativos e burocráticos, de nível nacional, e que o trabalho desenvolvido com a disciplina em tela manteve a dinâmica de ensino realizada durante o regime militar, de modo a permitir que a ideologia deste segmento continuasse presente e atuante no espaço escolar, influenciando pensamentos e comportamentos, para além do fim de tal período político da história nacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54706
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Alexsandro Barbosa da Costa.pdf2,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons