Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54706

Compartilhe esta página

Título: Discursos sobre a manutenção da disciplina de educação moral e cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira
Autor(es): COSTA, Alexsandro Barbosa da
Palavras-chave: Educação; Prática docente; Ditadura militar
Data do documento: 4-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Alexsandro Barbosa da. Discursos sobre a manutenção da disciplina de educação moral e cívica em escolas do Recife após o fim da ditadura civil-militar brasileira. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta tese tem por objetivo, analisar os discursos sobre a manutenção da disciplina de Educação Moral e Cívica em escolas do Recife, após o fim da ditadura civil-militar brasileira, com vistas a entender como este componente curricular se manteve na realidade educativa das escolas pesquisadas, ao longo do período indicado. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, regida metodologicamente pela Pesquisa Documental, apoiada na História das Instituições Escolares e História das Disciplinas Escolares e na História Oral e Análise de Discurso, respectivamente respaldadas pelas obras de Alessandro Portelli (1997a; 1997b; 2001; 2014; 2017; 2020) e Eni Orlandi (2001). Em relação ao suporte teórico, trabalhamos com os conceitos de discurso/saber, ordem e poder discutidos por Michel Foucault (1999; 2005; 2008). Sendo assim, chegamos à conclusão que a permanência da disciplina enquanto componente curricular no contexto pernambucano pós-ditadura, esteve atrelada a questões ideológicas refletidas em processos legislativos e burocráticos, de nível nacional, e que o trabalho desenvolvido com a disciplina em tela manteve a dinâmica de ensino realizada durante o regime militar, de modo a permitir que a ideologia deste segmento continuasse presente e atuante no espaço escolar, influenciando pensamentos e comportamentos, para além do fim de tal período político da história nacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54706
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alexsandro Barbosa da Costa.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons